Contas da Prefeitura de Apuarema são rejeitadas pelo TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia rejeitou as contas da Prefeitura de Apuarema, exercício financeiro de 2018, de responsabilidade do prefeito Raival Pinheiro, por ter extrapolado o percentual máximo para despesa com pessoal, descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O julgamento ocorreu nesta terça-feira (03dez19). De acordo com o TCM, no município de Apuarema, os gastos com pessoal representaram 56,90% da receita corrente líquida, superior, portanto, ao limite de 54%.

O prefeito Raival foi multado em R$46.800,00, que corresponde a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reconduzido as despesas conforme determina a LRF. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, também multou o gestor em R$7 mil pelas irregularidades constatadas durante a análise das contas, especialmente em razão da reincidência na extrapolação do limite da dívida consolidada liquida que atingiu 133,31 da Receita Corrente Liquida. Por essa razão, também solicitou – e foi aprovada – a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor por crime contra a administração pública. Cabe recurso da decisão.

Resultado de imagem para raival apuarema

Heptacampeonato brasileiro coloca Diego Santos em um seleto grupo de campeões

Diego Santos, atleta do Projeto Judô Ação e da Seleção Brasileira, concedeu entrevista ao jornalista Souza Andrade (Jequié FM 89,7) nesta terça-feira (03dez19), na qual se reportou sobre o heptacampeonato brasileiro de judô sênior, conquistado por ele na grande final realizada em Santa Catarina, no último domingo. O jequieense faz parte de um seleto grupo de campeões, provavelmente, o único com esta marca de sete títulos brasileiros seguidos em uma categoria do judô.

Líder do ranking nacional desde 2016, Diego Santos conclui o calendário de competições da Confederação com mais 180 pontos. Esta pontuação é importante porque a liderança vale uma convocação para representar o Brasil em uma etapa de Grand Prix do Circuito Mundial IJF. O judoca, que sonha participar da Olimpíada de Tóquio, terá um início de temporada decisivo em 2020, tendo em vista que, hoje, quatro atletas disputam uma vaga em sua categoria (66kg). Como a convocação ocorre um ou dois meses antes da competição, a chama da esperança permanece acesa.

A presença de Diego Santos na Bahia, depois de vários anos atuando em Porto Alegre/RS, representa um divisor de águas para o judô no Estado. A Bahia havia perdido sua referência, situação totalmente diferente agora. Em apenas dois anos já conquistou dois títulos nacionais, além de inúmeras outras medalhas de ouro e conquistas importantes em competições internacionais.

Além de fazer parte do grupo de atletas do Projeto Judô Ação, treinando no Centro de Treinamento do Rotary Club de Jequié-Norte, Diego Santos também é professor de judô nos Núcleos do citado projeto social, em escolas e acompanhar a equipe em competições dentro e fora do Estado. Trata-se de uma referência especialmente para as crianças e adolescentes que se espelham no campeão que também é um grande cidadão.

Ipiaú ganha 2DNEWS – Rádio e TV via Internet

No dia em que Ipiaú celebrou seus 86 anos de emancipação político-administrativa, nesta segunda-feira (02dez19), a cidade ganhou um importante empreendimento na área de comunicação digital em multiplataforma, com a inauguração da 2DNews, que oferece Rádio e TV via Internet, com uma programação diversificada. A estreia foi às 17 horas, em caráter extraordinário, em virtude da comemoração do aniversário da cidade e contou com a participação dos radialistas Nailton Borges e Gil Pereira, além do convidado Jorge Camafeu. O trio comentou de forma descontraída, diversos aspectos da história de Ipiaú.

A 2DNEWS veiculará o programa VISÃO, com entrevistas, notícias e comentários, das 12 horas às 14 horas, de segunda a sexta-feira, além de uma completa e variada programação, primando pela imparcialidade, responsabilidade e independência.

Câmara homenageia dep. Euclides Fernandes com “Comenda Dr. Jovino Astrê de Palma Santos”

A noite de segunda-feira, 2 de dezembro de 2019, foi de homenagens ao deputado estadual Euclides Fernandes. A Câmara Municipal de Jequié realizou Sessão Solene para entregá-lo a “Comenda Dr. Jovino Astrê de Palma Santos” em reconhecimento a sua contribuição à educação e a cultura. A autoria do Projeto de Decreto Legislativo, aprovado em 2010, é do então vereador Roberto Pina. A citada Comenda é entregue a personalidades que se destacam no cenário educacional e cultural do município de Jequié.

O professor, jornalista, empreendedor, político, Euclides Fernandes, foi saudado pelo ex-vereador Roberto Pina e homenageado pelo jornalista Ari Moura e pelo poeta Florisvaldo Figueiredo Fernandes.

O vereador Emanuel Campos – Tinho, que presidiu a Sessão, lembrou que Euclides, ao cumprir um ciclo de atividades na vereança, depois de oito mandatos seguidos, para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, deixou plantada uma semente que germinou. “Hoje, o bastão, nesta Casa, está com seu filho Ramon Fernandes, que também honra os votos que recebeu com um grande mandato parlamentar”. Segundo Tinho, desde 2007, Euclides Fernandes é a voz de Jequié na Assembleia Legislativa, é elo forte entre Jequié e o Governo do Estado e demais órgãos governamentais. “Uma importante referência de Jequié na capital”, conclui.

Ao falar sobre a honraria, Tinho informou que a “Comenda Dr. Jovino Astrê de Palma Santos” foi instituída para agraciar personalidades que se destacam no cenário educacional e cultural do município de Jequié e que o homenageado atender todos os requisitos exigidos.

O prefeito Sérgio da Gameleira esteve representado pelo secretário municipal de Governo, Alex Santos. O prefeito de Itagi, Olival Andrade, também fez parte da composição da mesa. Representantes de órgãos públicos e de entidades e muitos outros convidados participaram do evento. Veja galeria de fotos clicando no link a seguir: https://www.facebook.com/camaradejequie/ 

Campanha Natal Sem Fome 2019

A Campanha Natal Sem Fome 2019 em Jequié chegou ao seu 4º domingo consecutivo de arrecadação, com a carreata da solidariedade visitando o Condomínio Colinas de São Paulo, bairros São José e São Judas Tadeu e o Mutirão. Os moradores do Mutirão São Judas Tadeu deram mais uma demonstração de solidariedade, fazendo uma doação expressiva. O jornalista Ari Moura destaca a boa vontade dos voluntários como fator marcante na campanha. No próximo domingo (08dez19) a carreata da solidariedade vai ao bairro do Jequiezinho visitando as seguintes localidades: Alto da Coelba, Alto do Funil, Brinco de Ouro, Inocoop e Brasil Novo.

Felisquié encerra com saldo positivo

Temas relevantes, participação de nomes importantes de várias áreas do conhecimento, homenagens, lançamento de livros, marcaram a Felisquié – Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié, realizada de 28 de novembro a 1 de dezembro/2019. As conferências, palestras, rodas de conversas e outras atividades aconteceram na Câmara de Vereadores, gentilmente cedida para o evento, considerado de grande importância para a cidade e para a Bahia.

Entre as palestrantes a jornalista jequieense Carla Araújo que falou sobre ‘leitura e jornalismo’ destacando o quanto a leitura é determinante no exercício do bom jornalismo. A Felisquié é uma excepcional oportunidade para os de fora e os da cidade apresentarem suas obras, seu pensar. A esperança é que, na próxima edição, os apoios necessários para melhorar a realização do evento se concretizem. De parabéns o curador da Festa, escritor e jornalista Domingos Ailton e os demais colaboradores pela iniciativa.

Jornalista Carla Araújo foi uma das apalestrantes

Diego Santos conquista o heptacampeonato brasileiro de judô

Diego Santos conquistou seu sétimo título brasileiro. A final foi realizada no Ginásio Multieventos Sérgio Lorenzato, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, neste domingo (01dez19). A luta foi transmitida ao vivo pelo SportTV. A medalha de ouro do Campeonato Brasileiro Sênior de Judô (-66kg) foi decidida com um waza-ari no golden score, depois de amplo domínio de Diego Santos diante Gabriel Genro (RS). O treinador Arlon Ferreira e os demais atletas do Judô Ação presentes no ginásio, vibraram bastante com o heptacampeonato de Diego.

Com o resultado, Diego Santos, do Projeto Judô Ação, de Jequié, soma 572.5 pontos, permanecendo na liderança do ranking nacional de sua categoria. No último dia 24 de novembro, Diego havia conquistado medalha de ouro na classe Sênior, categoria meio leve -66kg, nos Jogos Universitários Brasileiros.

O judoca jequieense, treina no Centro de Treinamento do Rotary Club de Jequié-Norte, e desde que voltou à cidade, depois de anos em Porto Alegre, colocou o judô da Bahia em outro patamar.

Mais dois conjuntos de semáforos serão instalados em Jequié

Mais dois conjuntos de semáforos serão instalados em Jequié, neste mês de dezembro/2019. Desta vez os equipamentos serão instalados no bairro Jequiezinho, sendo um na Av. Franz Gedeon/cruzamento com a Rua Felicíssimo J Silva, e outro no Cilion, no cruzamento da Praça Juracy Magalhães com a Rua Artur Moraes. Antes, a Prefeitura havia instalado três conjuntos semafóricos, sendo dois no Centro e um no Joaquim Romão, precisamente na Praça da Bandeira – um no cruzamento da Av. Franz Gedeon com a Rua 15 de Novembro e outro no cruzamento com a Rua Felix Gaspar. O terceiro foi na Av. Tote Lomanto – subido para o Cemitério São João Batista.

Nas ruas, muitas reclamações quanto a lentidão do poder público em ampliar seus investimentos visando a melhoria do trânsito da cidade. A troca dos antigos semáforos, a instalação de novos em outros pontos importantes, bem como a pintura de faixas para pedestres e ainda a instalação de pontos de ônibus, que também faz parte do conjunto de ações no contexto da mobilidade urbana, ocorre em dose homeopática.

Imagens Souza Andrade

Decisão sobre candidatura a prefeito pelo PSD, em Jequié, depende do senador Otto Alencar

Quem vai decidir sobre uma possível candidatura a prefeito pelo PSD, em Jequié, é o senador Otto Alencar, a partir de um entendimento com o governador Rui Costa. E o anúncio somente deverá ocorrer em março do próximo ano. Pelo menos estas são as informações publicadas neste último fim de semana de novembro/2019 pelos Sites bahia.ba (jornalista Levi Vasconcelos) e Política Livre (jornalista Raul Monteiro). As notícias não são nada esclarecedoras em meio a um quebra-cabeça de difícil resolução. Pelo contrário, as notícias colaboram para tornar o ambiente ainda mais confuso para o eleitorado.

No começo, o preferido do deputado federal Antonio Brito como provável candidato a prefeito pelo PSD é o coordenador da Santa Casa, Alexandre Iossef, nome apresentado como ideal para representar o grupo na disputa eleitoral de 2020. Alexandre chegou a ser dado como certo. De repente, surge outro nome apontado como postulante à disputa no mesmo partido: Fernando Vieira, que foi candidato a prefeito em 2016 pelo Partido Verde com expressiva votação.

O bahia.ba publicou: “Temos dois pré-candidatos que estão sendo preparados para em algum momento disputar. Mas se o senador Otto entender que tem que ser a gente, encararemos” afirmou [deputado federal Antonio Brito]. Será mesmo que o governador vai opinar sobre o processo eleitoral de Jequié em 2020? Na última disputa, a primeira-dama, Aline Peixoto, fez campanha aberta para Tadeu Cafezeiro, que acabou em terceiro lugar, atrás de Sérgio da Gameleira, à época em ‘guerra’ com o governador, e de Fernando Vieira, candidato de oposição.

Indefinição marca disputa eleitoral em Jequié

Simpatizantes do deputado proliferam redes sociais com várias informações

Conta de luz terá bandeira tarifária amarela em dezembro

A conta de luz terá bandeira tarifária amarela em dezembro. O anúncio foi feito pela Aneel, na sexta-feira (29nov19). Em novembro a bandeira tarifária foi vermelha patamar 1, a mais cara, isto é, R$ 4,169 por 100 kWh. A amarela representa um custo extra de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. No sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, a cor verde não tem cobrança de taxa extra, indicando condições favoráveis de geração de energia no País. Na bandeira amarela, a taxa extra é de R$ 1,343 a cada 100 kWh consumidos. A bandeira vermelha pode ser acionada em um dos dois níveis cobrados. No primeiro nível, o adicional passa a ser de R$ 4,169 a cada 100 kWh. No segundo nível, a cobrança extra será de R$ 6,243 a cada 100 kWh.

Resultado de imagem para bandeira tarifária amarela

Vasta e rica programação da Felisquié continua até domingo, 01

Jequié é a capital baiana da literatura no período de 28 de novembro a 1 de dezembro/2019, com a realização da IV Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié. O encontro vem sendo marcado com conferências, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, dentre outras atividades, na Câmara de Vereadores. A curadoria da Festa fica por conta do escritor, professor e jornalista Domingos Ailton que, por falta de maior apoio, encontra muitas dificuldades para a execução da iniciativa que tem grande projeção e importância.

Para ele, falta visão dos órgãos competentes e do empresariado em incentivar a cultura, argumentando que Jequié não percebe nas suas feiras culturais, a possibilidade de incentivar e ampliar a economia local e regional. Ele citou o exemplo da “Fligê – Feira Literária de Mucugê”, que movimentou cerca de R$ 10 milhões por ter tido organização e incentivo prévios, oriundos dos empresários e da iniciativa pública. A feira já está presente na agenda cultural do estado da Bahia.

Tendo como tema central: “A formação de leitores como desafio do Brasil atual”, a Felisquié reúne na cidade nomes como o da professora e escritora Maribel Barreto, que percorre vários países proferindo palestras; o escritor camaronês, Francis Beidi; o cineasta Robinson Roberto; dentre outros, além da abertura de um grande espaço de nomes locais das mais diversas áreas do conhecimento como escritores, poetas, professores, jornalistas, consultoras de mídias sociais e digital influencer. Em uma das rodas de conversa, o tema foi “Leitura e Mídias Sociais”, tendo como mediadora a fotógrafa Evelli Pinheiro, com a participação de Samara Barreto, Calila Galvão e Márcia Nunes.

Também é destaque o ciclo de homenagens no decorrer da programação. Nomes como o do poeta Pacífico Ribeiro, cineasta Robinson Roberto e poeta e escritor Wilson Novaes, poeta Luís Cotrim. Ainda merece destaque o I Encontro dos “Cauaçus” com a presença de Mecias Kawassu, Merlissa Ferreira, Virginia Fernandes, Omero Lima e Aroldo Lima.

Samara Barreto, Evilli Pinheiro, Calila Galvão e Márcia Nunes Escritor e dramaturgo camaronês Francis BeidiCurador da Felisquié Domingo Ailton com a jornalista Martha Ribeiro. Imagens Souza Andrade

CDL e ACIJ entregam os primeiros dez salários mínimos da Campanha Natalina 2019

Comprar no comércio de Jequié é um bom negócio. Além da variedade de produtos e das grandes promoções, o consumidor também ganha prêmios. Nesta sexta-feira (29nov19), a CDL e a ACIJ entregaram dez salários mínimos do primeiro sorteio da Campanha Natalina 2019. Esta entrega foi na sede da CDL. Nove ganhadores são de Jequié e um de Planaltino.
Até o fim do ano, ocorrerão outros três sorteios: Dias 13, 20 e 27 de dezembro, sendo vinte salários mínimos (dez prêmios em cada um dos dois próximos sorteios), e dez salários mínimos para um único consumidor no último sorteio.

Compre nas lojas credenciadas, faça o cadastro no site https://www.campanhacdljequie.com.br/ em seguida digite o número do cupom, acompanhe o sorteio e boa sorte!
Eis a relação dos contemplados do primeiro sorteio:

ANDRÉ PEREIRA BIZERRA (JOAQUIM ROMÃO – JEQUIÉ)
EMPRESA: MISTURA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS

MARIANNE SILVEIRA WANDERLEY (JEQUIEZINHO – JEQUIÉ)
EMPRESA: COMPANHIA DAS TINTAS

LUCILIO PIRES CARDOSO (CENTRO – PLANALTINO)
EMPRESA: ÓTICA TEIXEIRA

LUZIA MARIA DA SILVA (KENNEDY – JEQUIÉ)
EMPRESA: A BOA COMPRA DE TECIDOS

EDSON BARBOSA DOS SANTOS (JEQUIEZINHO – JEQUIÉ)
EMPRESA: PAX NACIONAL

KATIANE DE JESUS (JOAQUIM ROMÃO – JEQUIÉ)
EMPRESA: MADEIREIRA LIMA

ANDREIA ALMEIDA (JOAQUIM ROMÃO – JEQUIÉ)
EMPRESA: ALBATROZ TECIDOS

EUGENIO SOUZA SANTANA (ESPIRITO SANTO – JEQUIÉ)
EMPRESA: NEY ALTO PEÇAS

DANILO MOTA DOS SANTOS (KM IV – JEQUIÉ)
EMPRESA: GALERIA POSITIVO

IVINA BRANDAO ARAUJO (MANDACARU – JEQUIÉ)
EMPRESA: LOJAS SWS