Jequié promove manifestação contra reformas

Trabalhadores de vários setores produtivos paralisaram suas atividades, em Jequié, nesta sexta-feira (28ABRIL2017). Os reflexos da manifestação começaram a ser sentidos pela população logo cedo com a suspensão do transporte coletivo urbano e intermunicipal. As agências bancárias também não abriram. Parte do comércio aderiu ao movimento em protesto as reformas da Trabalhista e da Previdência propostas pelo governo federal. As escolas públicas e particulares também não funcionaram. Pela manhã, um grupo de militantes sindicais e de movimentos sociais, trabalhadores e estudantes saiu em caminhada pelas ruas do centro comercial da cidade. Portanto faixas, bandeiras e cartazes e utilizando carros de som, os manifestantes protestaram contra o governo e o Congresso Nacional pelas medidas que vêm sendo tomadas sem que haja uma ampla discussão com a sociedade.

Manifestação na Rua 2 de Julho, em Jequié. Imagem: Souza Andrade

Curso de Teatro gratuito

Você que gosta de teatro preste atenção!
Faça Curso de Teatro gratuito no Centro de Cultura ACM.
Aulas aos domingos das 9H ao meio dia.
Idade acima de 16 anos.
Inscrições no Centro de Cultura com Thaís; ou na Casa da Cultura.
Final do curso você recebe diploma.
Outras informações com Ricardo Barnabé pelo telefone 98874 0297

Senado homenageará ex-prefeito de Jequié, Antônio Lomanto Júnior

O Senado Federal da República vai realizar sessão especial em homenagem aos 49 anos de vida pública do ex-governador da Bahia, e ex-prefeito de Jequié, Antônio Lomanto Júnior, a realizar-se na próxima quinta-feira (04MAIO2017), das 9 h às 11 h, no plenário da Casa. A sessão, proposta pelo senador Otto Alencar (PSD), é um reconhecimento do Legislativo Federal ao político baiano que passou por quase todos os cargos eletivos. Na ocasião estarão presentes autoridades, políticos, amigos e familiares do ex-governador falecido em 23 de novembro de 2015.
Lomanto Júnior nasceu em Jequié, em 29 de novembro de 1924. Desde a infância revelava o sonho de se tornar governador do Estado. Formou-se em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia e, dentro do movimento estudantil mostrava a vocação para a política. Aos 23 anos foi eleito vereador de Jequié, cargo que exerceu até 1950. Esse foi o primeiro passo de uma longa trajetória. Lomanto foi prefeito de sua cidade três vezes, governador da Bahia, deputado estadual, deputado federal e senador da República. Era conhecido pelo carisma e pela forma afetuosa que tratava a todos, tendo muita ligação com as pessoas mais humildes.

O ex-governador ascendeu na política ao levantar a bandeira do municipalismo. Presidiu a Associação Brasileira dos Municípios (ABM), quando conseguiu aprovar uma reforma na Constituição que elevou as rendas municipais, dentre outras realizações. Foi eleito ao governo da Bahia em 1963, aos 37 anos, com o slogan Lomanto: hoje, feijão na lapela; amanhã, feijão na panela. De perfil conciliador e supra-partidário, Lomanto sempre esteve próximo das maiores lideranças políticas do País. Em sua administração fez grandes obras, sendo destaque a estrada que liga Feira de Santana a Juazeiro, a ponte Ilhéus-Pontal (ponte Lomanto Júnior), o Centro Industrial de Aratu e a Reforma Administrativa, com a criação de vários órgãos, modelo seguido depois por outros estados e o governo federal. Após despedir-se do governo estadual, Lomanto foi deputado federal por dois mandatos e senador. Finalizou a sua carreira política em sua cidade natal, exercendo o cargo de prefeito entre 1993 a 1996. Prosseguiram na caminhada política o seu filho, o ex-deputado federal Leur Lomanto, e o seu neto Leur Lomanto Júnior (PMDB), atualmente deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia.

Servidores são recebidos pela Prefeitura para tratar do PCCR

Servidores públicos da base do SINSERV paralisaram suas atividades em Jequié nesta quarta-feira (26ABRIL2017) para cobrar o cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), sancionado em Lei Municipal 1992/16. A legislação que contempla o reajuste salarial, a carreira e qualificação do servidor ainda não tinha sido discutida pela nova gestão, informa o Sindicato. Inclusive no que se refere ao pagamento atualizado do servidor, previsto para o mês de março/2017, que até o momento não aconteceu. Pela manhã a categoria esteve concentrada em frente ao prédio sede da Prefeitura enquanto aguardava uma comissão formada por funcionários e diretores do SINSERV conversar com os secretários de Administração e de Governo, visto que o prefeito Sérgio da Gameleira estava participando de atividades fora do Município. O encontro foi avaliado como positivo entre grande parte dos presentes, por apresentar caminhos para resolução dos problemas dos servidores. Ficou acertado que a direção do SINSERV indicará seus nomes para compor a Comissão Permanente de Negociação e iniciar os trabalhos do PCCR nesta quinta-feira (27), às 09 da manhã. Também foi informado que a Prefeitura está implantando um programa para dar funcionalidade ao PCCR e atualizar o enquadramento através do sistema – logo precisa de mais dias para que isso esteja funcionando.

 O Secretário de Governo pediu paciência aos servidores, alegando uma carga excessiva de prioridades da PMJ que precisa ser resolvida com brevidade, fato que, segundo informou, não pode dar uma resposta aos ofícios. Ressaltou, ainda, que até o final de semana estará encaminhando uma agenda ao SINSERV definindo uma audiência com o prefeito para tratar do PCCR e outros assuntos já informado pelo sindicato via ofícios. Concluído esse primeiro momento, o SINSERV reuniu-se com a categoria para repassar os resultados da audiência e definir o movimento paredista. Ainda ficou definida pela categoria uma assembleia geral mediada pelo sindicato (10/05) para avaliar os resultados das negociações com a atual gestão municipal.

Zé Simões deixa secretaria municipal

A gestão do prefeito Sérgio da Gameleira teve sua primeira baixa no primeiro escalão nesta quarta-feira (26ABRIL2017), data da publicação no Diário Oficial do Município da exoneração do secretário municipal de Relações Institucionais e Comunicação Social, o vereador licenciado José Simões de Carvalho Júnior, que deverá retornar à Câmara nas próximas horas. O retorno já havia sido anunciado pelo próprio Zé Simões. Perguntado pela reportagem deste Blog jequieeregiao.com.br no início deste mês, quem ele nomearia para substituir Simões, o prefeito afirmou que o cargo deverá ser ocupado interinamente por algum secretário municipal. Quanto a situação do vereador Chico de Alfredo, primeiro suplente que vinha ocupando a cadeira de Zé Simões, somente o futuro dirá. Ele é servidor público efetivo do Estado.

Luta de Gutinha garante retorno de linha de ônibus Jequiezinho/Posto Manoel Antônio

O vereador Gutinha comemora o resultado de seu esforço junto a Prefeitura e a empresa Rio de Contas que garante o retorno da linha de ônibus do Jequiezinho ao Posto Manoel Antonio, via Feirinha do Joaquim Romão. Os ônibus devem começar a circular em 30 dias, depois de mais de 15 anos desativada há cerca de 15 anos, período em que a população acumula grandes prejuízos. “Tivemos importantes reuniões com Jaridison, gerente da empresa Rio de Contas, e com o secretário de Serviços Públicos, Renê Andrade, quando foram definidas as estratégias que asseguram o retorno dos ônibus para atender essas comunidades”, disse Gutinha.

Ministério Público determina inspeção no CEAVIG

Por determinação do Ministério Público Estadual, através da 5ª Promotoria Pública de Jequié, o Dr. Maurício Foltz Cavalcanti, da vara de Defesa do Consumidor, encaminhou ofício solicitando à Vigilância Sanitária de Jequié que realizasse fiscalização no Centro de Abastecimento Vicente Grilo, especificadamente na câmara fria que comporta a carne bovina que abastece os açougues do local. Agentes da Vigilância Sanitária estiveram no Centro de Abastecimento e constataram que não estavam sendo cumpridas as determinações exigidas pela portaria 304/96. Durante a inspeção ficou confirmado que a câmara fria do CEAVIG não apresenta condições para armazenagem de carne bovina, com deficiência no equipamento de refrigeração, estrutura física comprometida, sem normas de higiene e segurança alimentar, podendo oferecer riscos à saúde pública, dentre outros descumprimentos regulamentados na portaria 304 do Ministério da Agricultura.

Em razão do que foi encontrado, a Vigilância Sanitária interditou a câmara fria do CEAVIG que deverá permanecer fechada até que sejam realizadas as adequações exigidas pela lei. Os veículos que transportam carnes bovinas para o CEAVIG deverão obedecer a portaria, no item refrigeração adequada e manuseio correto do produto. A outra intervenção da Vigilância Sanitária aconteceu com a manipulação de frutas e verduras comercializadas no centro da cidade, por ambulantes. Esse tipo de comercialização ao ar livre, está em desacordo com a portaria RDC 216/2004 e decreto estadual 29414/1983, art. 133 que estabelece que os alimentos expostos à venda devam estar convenientemente protegidos contra a poeira, insetos e animais. Durante a ação de fiscalização, os produtos encontrados expostos dessa maneira, oferecendo riscos de contaminação, foram apreendidos e serão inutilizados para consumo, não permitindo o acesso deles a essa venda irregular, inadequada e anti-higiênica.

Dirigentes da APAE falam de autismo na Tribuna Livre da Câmara

A presidente da APAE, Rosângela Lucas, e a diretora Moana Meira, ocuparam a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Jequié, nesta quarta-feira (26ABRIL2017), onde fizeram uma explanação sobre a atuação da entidade, na luta para garantir a inclusão para crianças e adolescentes especiais. A unidade da APAE em Jequié, criada em 1979 com o propósito de defender as causas referentes aos direitos constitucionais das pessoas com deficiência e, principalmente, de prestar todo o tipo de assistência social, cultural, terapêutica e educacional das pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, é reconhecida como Associação de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, com relevantes serviços à comunidade jequieense “o que a torna uma referência no atendimento a crianças portadoras de necessidades especiais, o que reforça esta moção de aplausos a esta importante instituição de nossa cidade”.

Foi destacado por Moana Meira o trabalho realizado com pessoas autistas e sugerido que, no dia 2 de abril, quando é comemorado o Dia da Consciência do Autismo, o prédio da Câmara seja iluminado com a cor azul que simboliza esse dia. Após a explanação o presidente da Câmara, vereador Tinho (PV), elogiou o excelente trabalho realizado pela APAE sendo apresentada Moção de Aplausos à entidade, de autoria do vereador Reges Silva (PT), aprovada por unanimidade, com comentários elogiosos dos demais vereadores. A APAE Jequié tem atualmente 320 alunos matriculados, com atendimento por parte de profissionais das áreas de Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Médico, Pediatra, Serviço Social e Professores, sendo dotada de sala de autismo, multidisciplinares, estimulação essencial, terapia ocupacional, educação física, culinária, oficinas profissionalizantes, informática, AVA, AEE e Jogos, projetos de Capoeira, Judô, Clube Paralímpico e Equoterapia.