Câmara aprova pedido de licença do vereador Soldado Gilvan. Chico de Alfredo assume cadeira

O pedido de licenciamento do cargo apresentado pelo vereador Soldado Gilvan foi lido e aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Jequié nesta terça-feira (14AGO18). Ele justifica a saída argumentando que dedicará os próximos meses ao processo eleitoral do qual participa na condição de pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 7 de outubro. Em seu lugar assume o primeiro suplente, vereador Francisco Gonçalves, o Chico de Alfredo Costa, que retorna ao cargo pela segunda vez na atual legislatura. Antes ele havia ocupado a vacância de José Simões de Carvalho, licenciado para ocupar cargo no primeiro escalão da gestão municipal.

Chico de Alfredo Costa e Soldado Gilvan

Jequié entre as cidades com maior número de mortes por Aids na Bahia

Salvador, Ilhéus e Jequié são as três as cidades baianas com maior número de óbitos por Aids na Bahia. A informação é do Site Pimenta com dados levantados junto à Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde. De acordo com o informativo, entre 1º de janeiro e o início deste mês de agosto de 2018, foram notificadas 48 ocorrências em Salvador, 18 em Ilhéus e 6 mortes causadas pela doença em Jequié. Em relação a notificações também aparecem na lista os municípios de Camacan, Itabuna, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Santo Antônio de Jesus.

Jequié tem três equipes na final da 10ª Olimpíada Nacional de História do Brasil da Unicamp

Três equipes de Jequié, todas do Colégio Matisse, se classificaram para a grande final da 10ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Os nove alunos do 2º e 3º anos, liderados pelo professor Alexandre Coelho Pinheiro, estiveram na Jequié FM 89,7 nesta terça-feira (14AGO18), onde falaram sobre a participação no evento a ser realizado em São Paulo, nos próximos sábado e domingo. ONHB é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Trata-se de um projeto de extensão da Instituição, desenvolvido, anualmente, pelo Departamento de História por meio da participação de docentes e alunos de pós-graduação e de graduação. Jequié é um dos destaques com três das 12 equipes que representarão a Bahia na final da Olimpíada. Cada equipe é composta por três alunos.

Antônio Molina, padre que fez parte da diocese de Jequié, faleceu na Espanha

Antônio Molina, 94 anos, padre que fez parte da diocese de Jequié, faleceu às 18 horas desta segunda-feira (13AGO18), na Espanha. A informação foi transmitida por um familiar do religioso. Padre Molina desenvolveu importantes ações missionárias em Jequié, onde dava total assistência à população, especialmente nos bairros populares. Em reconhecimento, na Rua Dom Climério, bairro Joaquim Romão, existe a Escola Municipal Padre Antonio Molina, que atende centenas crianças do segmento da educação infantil.

Prefeitura de Jequié apresenta o ‘Projeto Raízes da Terra do Sol’

A Prefeitura de Jequié realizou no auditório da Secretaria de Educação, a apresentação do ‘Projeto Raízes da Terra do Sol’, que tem por finalidade resgatar a história local dos distritos e povoados do Município, proporcionando aos estudantes das escolas da rede municipal da zona rural o aprendizado sobre a cultura dos seus antepassados. O Projeto, de acordo com a Secretaria de Educação, tem como tema o ‘Nosso Folclorice Popular’. Além de apresentar a história dos distritos em seus múltiplos aspectos sociais, econômicos, políticos, históricos e culturais, também visa identificar a localização e reconhecer a situação geográfica dos distritos no mapa do município; obter o trabalho voluntário por parte dos professores e alunos, família e comunidade para pesquisar, coletar dados e contribuir com a realização do projeto; perceber a importância da relação Distrito/Sede; despertar a imaginação do povo para contar e representar a história da sua região; valorizar a produtividade rural bem como a transformação da matéria-prima em produto industrializado; identificar pontos turísticos, bem como suas reservas ecológicas, e mostrar o compromisso que a escola tem com a preservação da natureza.

O ‘Projeto Raízes da Terra do Sol’ se estenderá até o mês de dezembro, com encontros quinzenais, e terá a participação de 45 professores e coordenadores de Núcleo. “A partir dessa experiência, pretendemos fazer o lançamento de um livro, produzido de forma coletiva, no final do ano, e um documentário com as equipes dos distritos e povoados que participarem do projeto.”, disse Eliege Rodrigues, coordenadora de Núcleo das Escolas Nucleadas. “A missão do Projeto é fazer com que os estudantes aprendam mais sobre a história social, econômica, política e cultural da sua região e, a partir desse contato, valorizem e repassem os conhecimentos e tradições locais, que pertencem aos seus antepassados, aos demais moradores dos distritos e povoados do município de Jequié, não deixando essa parte tão importante da nossa história ficar esquecida.”, disse a secretária de Educação, Graça Bispo.

Propaganda eleitoral começa dia 16 com menos poluição sonora

A propaganda eleitoral começa na quinta-feira (16AGO18). A legislação estabelece, para este ano, normas que vão desde a redução do tempo da propaganda no Rádio/TV, a utilização de carros de som. Desta data em diante, passa a ser permitida a propaganda eleitoral em carros de som, assim como a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na Internet, entre outras formas. Os carros de som, motos e mini trios só poderão ser usados em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões ou comícios, observado o limite de 80 decibéis, medido a 7 metros de distância do veículo e outras normas.

Jequié sagra-se campeã do Torneio de Futebol Society Feminino de Itiruçu

A equipe do Jequié sagrou-se campeã do Torneio Regional de Society Feminino de Itiruçu, neste domingo (12AGO18). A competição foi realizada pela Diretoria de Esporte de Itiruçu com a participação das equipes de Itiruçu, Jequié, Maracás e Lajedo do Tabocal. O time treinado por Emanuel Campos Silva – Tinho – manteve sua hegemonia mesmo com desfalques importantes. O Jequié derrotou Maracás na final pelo placar de 2×0, gols assinalados por Pithula e Marrentinha. Os destaques individuais de acordo com a organização do torneio foi Eddy, premiado como artilheira e melhor jogadora enquanto Jaqueline como goleira menos vazada.

Diocese de Jequié faz Caminhada e Missa Campal contra a descriminalização do aborto

Uma numerosa multidão saiu da Catedral de Santo Antônio, no sábado (11AGO18), percorrendo ruas e avenidas do centro da cidade e do bairro Jequiezinho até a concentração final em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, onde foi celebrada uma Missa Campal. Tendo à frente o bispo diocesano de Jequié, dom José Ruy, a Caminhada e a Santa Missa foram uma significante manifestação contra o aborto, atendendo o chamamento da Igreja Católica de rezar para os ministros do Supremo Tribunal Federal tenham bom senso para não negar o direito à vida, apenas para atender pedido de um partido político.

A Igreja entende trata-se de um equívoco pensar que o aborto seja a melhor solução. Ao fim do ato religioso, o bispo concedeu entrevista ao radialista Souza Andrade (Jequié FM 89,7) em que considerou, no mínimo, estranha a cultura que valoriza mais a proteção à vida de um filhote de tartaruga marinha e de outros animais do que de um ser humano. “Uma contradição muito grande, como é que a gente cria uma lei para proteger ovos de tartaruga e a gente quer matar uma criança no ventre da mãe? Por isso que a Igreja encampou a luta pela vida, que o principal de todos os direitos”, destacou. – A entrevista será levado ao ar no programa Bom Dia Jequié, às 6h30min desta segunda-feira, dia 13.

Multidão se concentrou em frente à Igreja Matriz do Jequiezinho

Em todas as dioceses o povo tem respondido muito bem se manifestando em favor da vida. “O respeito à vida e à dignidade das mulheres deve ser promovido para superar a violência e a discriminação por elas sofridas”, diz a Igreja em Nota divulgada recentemente. E lembra que “urge combater as causas do aborto, através da implementação e do aprimoramento de políticas públicas que atendam eficazmente as mulheres, nos campos da saúde, segurança, educação sexual, entre outros, especialmente nas localidades mais pobres do Brasil”. O tema entrou em pauta devido à audiência pública do Supremo Tribunal Federal (STF) que discute a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez.
Atualmente, o aborto é permitido em três casos:
– Quando a gravidez é resultado de estupro;
– Quando há risco de vida para a mulher;
– Se o feto for anencéfalo.

Ao longo da Caminhada ocorreram várias manifestações.

Soldado Gilvan vai se licenciar do mandato para cuidar de sua campanha para deputado estadual. Chico vai assumir a vaga

O vereador Soldado Gilvan, pré-candidato a deputado estadual, vai se licenciar do mandato, na segunda-feira (13AGO18), até as eleições do próximo mês de outubro, justamente para cuidar de sua campanha. O afastamento temporário do Soldado Gilvan permitirá a volta do vereador Chico de Alfredo Costa, hoje na suplência. Chico já participará da Sessão Ordinária de terça-feira, dia 14, quando deverá anunciar oficialmente seu apoio à pré-candidatura de Gilvan. Diga-se de passagem, um importante apoio.

Em Jequié, Soldado Gilvan faz dobradinha com Leur Lomanto Jr. que este ano disputa vaga para deputado federal. Os dois trabalham pelo fortalecimento da representação regional tanto no âmbito da Assembleia Legislativa como no Congresso Nacional.

Vereadores Soldado Gilvan e Chico de Alfredo Costa

Campanha da Jequié FM aborda ‘o papel da escola na construção da educação ambiental’

O papel da escola na construção da educação ambiental foi o tema central da Mesa Redonda da Campanha “Jequié FM e você em Defesa do Meio Ambiente”, desta sexta-feira (10AGO18), promovido semanalmente no programa Bom Dia Jequié da 89,7 com a participação de especialistas e outros convidados. Estiveram presentes: professor Fábio Santos – IFBA; a bióloga Rita Braga – Comitê da Bacia do Rio das Contas); Delivaldo Cardoso – Programa Despertar; Eliege Rodrigues – Secretaria M. de Educação; além da diretora da emissora, Wilma Stock. A atividade é conduzida pelo radialista Souza Andrade. Foi falado que a educação ambiental na escola deve ser contínua e permanente e que a abordagem deve ser interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina. Embora muitos programas e projetos estejam sendo desenvolvidos no Município, existe uma dívida histórica muito grande que deve ser quitada pelos poderes públicos e pela própria população que, em geral, não fazem o dever de casa. Mais uma vez foi defendida a instalação de ecopontos também nas escolas – são postos de entrega voluntária de materiais recicláveis que devem ser levados de casa pelos estudantes. A campanha ‘Jequié FM e Você em Defesa do Meio Ambiente’ vai até o fim deste mês com as mesas redondas e inserções durante a programação normal da rádio de dicas de ouvintes e outros convidados sobre as maneiras que temos para melhor o meio ambiente em nossa cidade. Ao fim das entrevistas, a Jequié FM e parceiros como os Clubes de Rotary Jequié Norte e Cidade Sol vão promover o plantio de árvores em pontos estratégicos da cidade como Gesto Concreto da campanha.

Fábio Santos, Delivaldo Cardoso, Souza Andrade, Wilma Stock, Rita Braga e Elige Rodrigues participaram a Mesa Redonda desta sexta, dia 10.

Diego Santos consegue importante pontuação no ranking mundial no Grand Prix de Budapeste

O início foi avassalador, com vitórias incontestes, pena que a medalha não veio desta vez, mas o judoca jequieense Diego Santos somou importantes pontos no ranking mundial. Diego chegou as oitavas no Gran Prix de Budapeste/Hungria nesta sexta-feira (10AGO18) em mais uma disputada competição internacional do nosso atleta que agora retorna ao País, com outros membros da seleção brasileira de judô, para nova fase de treinamentos visando chegar com força máxima no Troféu Brasil 2018, que reunirão, em Canoas, no Rio Grande do Sul, centenas de atletas brasileiros. A disputa acontecerá no período de 16 a 19 de agosto, numa parceria da Confederação Brasileira de Judô com a Federação Gaúcha de Judô. O Troféu Brasil é uma das etapas que distribui pontos no Ranking Nacional da CBJ e será fundamental para os judocas que buscam classificação para o Campeonato Brasileiro Sênior deste ano. O campeão do Troféu Brasil levará 145 pontos.