Prefeitura intensifica vacinação de cães e gatos em Jequié

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, continua vacinando cães e gatos na cidade. Iniciada na segunda-feira (11fev19), a ação de intensificação na vacinação faz parte da política de combate à raiva animal, com o objetivo de imunizar um número maior de animais contra a raiva. A agenda de atendimento para vacinação canina e felina, em diversos bairros da cidade, vai se estender por todo o mês de fevereiro, possibilitando às pessoas que ainda não vacinaram o seu animalzinho a oportunidade de o fazerem. É importante apresentar a carteirinha de vacinação. O cachorro ou gato em gestação avançada fica impossibilitado de receber a vacina. Confira o cronograma de intensificação para vacinação canina e felina:

Câmara de Vereadores inicia Ano Legislativo 2019 na terça, dia 19

A Câmara Municipal de Jequié realizará na terça-feira, dia 19, no horário regimental (17 horas), a Sessão Solene que marcará o início do Ano Legislativo 2019. Seguindo o que determina a Lei Orgânica do Município, o prefeito Sérgio da Gameleira fará a leitura da Mensagem Anual do Executivo com as principais ações planejadas para o atual exercício financeiro. Em geral, relaciona feitos de sua gestão do ano anterior.

Esta, porém, não será a primeira sessão do ano. No dia 2 de janeiro, ocorreu a reunião de posse dos novos membros da Mesa Diretora para o mandato legislativo no biênio 2019/20. Na ocasião, foram empossados: o presidente (reeleito) Emanuel Campos Silva – Tinho; o vice-presidente Soldado Gilvan; primeiro-secretário Dorival Jr.; segunda-secretária Laninha; e terceiro-secretário Gutinha. Também foi empossado o vereador Reges Silva para comandar a recém-criada Corregedoria da Câmara. Neste começo de ano, teve ainda a convocação de uma Sessão Extraordinária para votação de dois vetos.

Embora as sessões ordinárias comecem somente agora, conforme reza a nossa legislação, a Câmara funciona o ano inteiro, com os setores administrativos em expediente normal. Além disso, durante o recesso parlamentar, os vereadores participam de reuniões, audiências públicas, vistorias a órgãos públicos, visitas fiscalizadoras, atividades na sede e no interior do Município, dentre outras. “Temos um Poder Legislativo proativo e vamos trabalhar para tornar esta Casa ainda mais produtiva, abertura, mais parceira do Município”, disse o presidente Tinho.

DSC_5199

Prefeitura planeja proteger cabines da incidência do sol para receber imprensa, dia 17 de março, para o jogo do Bahia

A Prefeitura corre contra o tempo para providenciar melhorias para as recém-construídas cabines de transmissão do Waldomirão, que deverão ficar concluídas para a partida Jequié x Bahia, dia 17 de março, quando virão à cidade, toda crônica esportiva da capital: TV Bahia; rádios Sociedade, Metrópole, Band, Excelsior, entre outras. Uma das medidas que vem sendo adotadas às pressas é a instalação de uma cobertura para tentar diminuir a incidência de calor sem atrapalhar a visão dos narradores e comentaristas que, desde a primeira rodada da competição vem reclamando de falhas gritantes de engenharia, a começar pela construção feita com ‘a cara para o sol’. Na sexta-feira (15fev19), técnicos da Prefeitura de Jequié fizeram apresentação do projeto que está ao alcance do Município nesse momento, ou seja, a instalação de uma lona para proteger as cabines da incidência do sol e consequente tentativa de diminuir o calor.

Radialistas locais e de outras cidades não estão nada satisfeitos com a obra da maneira que foi realizada, inclusive com pontos cegos do campo a partir das cabines, o que poderia ter sido evitado se o governo estadual, responsável pela construção, tivesse um pouco mais de cuidado, recuando o prédio. A tentativa da gestão do prefeito Sérgio da Gameleira de buscar uma solução prática nesse momento é válida, até para livrar o governo do Estado das críticas da imprensa de Salvador que não costuma ‘perdoar’ estádio sem a devida infraestrutura para atender a contento os clubes, torcedores e a própria crônica esportiva.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livreImagem: Blog jequieeregiao.com.br

Jequié e Fluminense fazem jogo de seis pontos no Waldomirão

Jequié e Fluminense de Feira protagonizam uma das partidas mais decisivas da 6ª rodada do Baianão 2019, ás 16 horas deste domingo (17fev19), no Waldomirão. Trata-se de um confronto direito, partida de seis pontos. Para continuar sonhando com a classificação para as semifinais da competição, não resta alternativa ao Jequié senão a vitória, caso contrário verá o concorrente direto abrir grande vantagem. O time feirense soma 8 pontos com uma partida a menos que o Jequié com 5. Com ingresso a preço promocional, apenas R$20,00, a expectativa é de casa cheia.
O jogo marca a estreia do recém-contratado treinador Ricardo Silva, que não contará com o polivalente Moises, que cumpre suspensa automática. Por sua vez, terá à disposição Marcelo, de volta depois da lesão que sofreu em Alagoinhas. Os atletas que chegaram ao clube nos últimos dias também estão relacionados. Confirma a seguir:
1 – Douglas Palagi
2 – Enéas
3 – Nem
4 – Jorge
5 – Mateus Issa
6 – João Neto
7 – Herbert
8 – Maranhão
9 – Júlio Baiano
10 – Buiu
11 – Douglas Camilo
12 – Kaio
13 – Pablo
14 – Marcelinho
15 – Léo Xavier
16 – Robert
17 – Gustavo
18 – Leumir
19 – Diego
20 – Wallace
21 – Marcelo Silva
22 – João Vítor

Prata da casa, Buiu é um dos destaques do Jequié na temporada.

Pré-Vestibular COOBMA/Florestal celebra aprovados na Uesb

Duas alunas do Curso Pré-Vestibular COOBMA oferecido no distrito de Florestal/Jequié acabam de ser aprovadas no Vestibular 2019 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb. O resultado foi divulgado na sexta-feira, dia 15 de janeiro/19. Miriam (Fisioterapia) e Thaissa (Pedagogia) fazem história ao ingressarem em uma das principais universidades, mesmo tendo iniciado o cursinho meses antes das provas.

“Queremos parabenizar as jovens Miriam e Thaissa pela aprovação, desejar que elas tenham cada vez mais sucesso, ao mesmo tempo em que agradecemos a todos pela confiança depositada a essa importante atividades da nossa cooperativa que escolheu Florestal para desenvolver essas ações neste primeiro momento”, destacou o presidente da entidade, Edgar dos Santos Filho.

O Curso Pré-Vestibular da COOBMA – Cooperativa de Transportes Borda da Marta –foi iniciado no dia 27 de agosto de 18, dando oportunidade a dezenas de jovens do distrito de Florestal, zona da mata do município de Jequié. A Cooperativa de Transportes Borda da Marta – COOBMA – atende cerca de 40 alunos. “Estamos diante de uma nova e importante iniciativa social voltada para a valorização da juventude. Desejamos expandir este projeto a outras comunidades no futuro próximo”, conclui Edgar.

Jequié forma mais 105 novos policiais militares

Os 105 novos policiais limitares que acabam de concluir o curso de formação e capacitação do núcleo do 19° Batalhão da Polícia Militar realizado em Jequié, participaram do Culto Ecumênico realizado no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhaes. Os celebrantes foram o padre Adalberto Neves, da Paróquia Santíssimo Sacramento e o pastor Jefferson Conceição, presidente da Igreja Evangélica Caminho da Graça. O evento contou com a presença do comandante da unidade, tenente-coronel PM Itamar Gondim, corpo de oficiais e praças do 19° BPM, familiares dos formandos entre outros convidados. A solenidade de formatura ocorre nesta segunda-feira (18fev19), às 17 horas, na sede do Batalhão.

Insatisfação de vereadores governistas pode levar o prefeito ao isolamento

A falta de jogo de cintura de alguns secretários municipais vem causando embaraços a atuação gestão municipal com consequências imprevisíveis para o futuro do prefeito, inclusive. Talvez Sérgio da Gameleira não tenha se dado conta da gravidade da situação ou não tenha dado a devida importância ao problema, certo é que o caldo engrossa a cada momento. Já tem vereador da base de sustentação que sequer disfarça sua insatisfação. Pelo contrário, o posicionamento crítico é externado publicamente não é de hoje, mas ganhou corpo nos últimos dias. O descontentamento é muito grande na base. “Era para o prefeito ter agido ao tomar conhecimento dessa insatisfação quase generalizada e agora corre o risco do isolamento quase total, porque preferiu a omissão. O prefeito sabe que a sua bancada sempre foi fiel, sempre, defendo a administração mesmo nos períodos mais críticos. Sabe também que a população procura o vereador em busca das soluções para os problemas que eles enfrentam em suas comunidades, no entanto, o vereador não é prestigiado”, revelou um vereador ao Blog jequieregiao.com.br

Entre as queixas, a mais aguda é contra a maneira como a secretaria de serviços públicos é conduzida. Vereadores governistas se julgam preteridos também por outros membros do primeiro escalão. “O relacionamento do governo com a sociedade em geral é muito ruim”, completa a fonte ao reclamar da falta de empenho do prefeito para tentar contornar a situação.

Vale salientar que nem todos da bancada da situação está insatisfeita

Insatisfeitos com o Governo Rui Costa, professores reunidos em Jequié decidem por “estado de greve”

A APLB-Sindicato realizou 18 assembleias regionais simultâneas para debater uma pauta extensa e unificada, na quinta-feira (14fev19). Em Jequié, a assembleia reuniu representantes de 27 municípios da Regional Centro-Oeste. Ao final, a proposta de mobilização em se manter em estado de greve foi aprovada, que tem por objetivo pressionar o Governo da Bahia a negociar todos os pontos da Pauta. A categoria também aprovou a realização de uma nova Assembleia-Geral para acontecer em março, após o Carnaval, para definir o rumo do movimento.

A insatisfação dos professores da rede estadual de ensino da Bahia com o governo de Rui Costa é muito grande em relação ao reajuste salarial da categoria; exigir pagamento de salário-base igual o valor do mínimo, já que tem servidor ganhando menos; pagamento da URV; Planserv, já que por determinação do governador, foi reduzida a contribuição do Estado para o Plano de Assistência do Servidor de 4% para 2%, o que significa uma redução de R$200 milhões. Existem várias outras preocupações que foram externadas durante a assembleia, a exemplo da dedicação exclusiva de diretores e vice-diretores. Recentemente, o Governo Bahia exonerou vários gestores, desrespeitando a eleição democrática, pois os gestores foram eleitos pela comunidade escolar em 2016 para um mandado de 4 anos até 2020.
FECHAMENTO DE ESCOLAS
Outro item bastante preocupante diz respeito a decisão do Governo de Rui Costa ter resolvido fechar escolas no Estado com diversas alegações, como: falta de alunos, baixo Ideb, ensino fundamental de responsabilidade dos municípios e outras.

Assembleia em Jequié. Foto: Divulgação

Maracás é o primeiro município da região a adotar sistema de ensino compartilhado com o CPM

Maracás é o primeiro município da região de Jequié a adotar o sistema de ensino compartilhado do Colégio da Polícia Militar (CPM). A solenidade de inauguração ocorreu nesta sexta-feira (15fev19). A Escola Municipalizada Renato Vaz Sampaio, realizou uma aula inaugural para marcar a mudança, com as presenças do comandante de Policiamento Regional Sudoeste, coronel Ivanildo Silva; do prefeito Uilson Gomes – Soya; do deputado estadual Euclides Fernandes; do comandante do 8º Grupamento de Bombeiros/Jequié, coronel Carlos Miguel; além de representantes das direções escolares, dos coordenadores pedagógicos e disciplinares, professores, pais e alunos.

“Estive em Maracás, onde participei da aula inaugural que marcou a implantação do Sistema de Ensino do Colégio da Polícia Militar na Escola Municipalizada Renato Vaz Sampaio, que foi totalmente requalificada, resultado da celebração de um convênio de termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o comando da Polícia Militar. Esse modelo de Gestão Escolar tem obtido excelentes resultados nos índices de avaliação do MEC. Essa foi mais uma missão que assumimos e obtivemos êxito no exercício no nosso mandato”, disse o deputado. Ele informa ainda ter participado de uma audiência com o comandante-geral da PM/BA, coronel Anselmo Brandão, e a prefeita Mariane Fagundes, abordando a possibilidade de implantar o mesmo modelo em um colégio em Lajedo do Tabocal.