Prefeitura adverte donos de açougues do Pavilhão C no Mercadão Vicente Grilo

Oito proprietários de açougues, localizados no Pavilhão C do Mercadão Vicente Grilo, foram advertidos pela Prefeitura de Jequié, através do Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, por “expor alimentos de fácil contaminação como carnes a temperatura ambiente, fora de refrigeração”, conforme descrição publicada no Diário Oficial do Município em sua edição desta quarta-feira (21ago19). Os estabelecimentos notificados, de acordo com informações da Secretaria de Saúde são: Açougues Santana, Liquida Carnes, Bom Preço, Limoeiro, Ideal, O Bife, Esperança e açougue Jequié. em março deste ano, o Ministério Público estadual, recomendou que a Prefeitura proibisse todo e qualquer comércio de carne no Mercadão e recomendou a interdição do local até que ele fosse reformado. Segundo o promotor de Justiça, Maurício Cavalcanti, o Ceavig não tem as condições higiênicas e sanitárias necessárias para um bom funcionamento. “A comercialização de carnes no centro expõe a saúde dos consumidores a uma série de riscos, inclusive risco de vida”, afirmou Maurício Foltz, de acordo com o site do MP.

Resultado de imagem para mercadão vicente grilo jequiéMercadão Vicente Grilo. Imagem: Souza Andrade

Prefeitura de Jequié receberá 7 milhões de reais do Itaú pela folha de pagamento

Sete milhões cento e quarenta mil reais. Este é o valor que o Itaú repassará a Prefeitura Municipal de Jequié pela folha de pessoal pelos próximos cinco anos. Conforme este Blog jequieeregiao.com.br informou o banco venceu a licitação realizada na última segunda-feira (19ago19), numa disputa direta com o Santander. Neste caso, prevalece quem oferta o maior valor. O Itaú venceu sua primeira licitação em Jequié ainda no governo de Reinaldo Pinheiro, em torno de R$ 10 milhões, verba que contribuiu para vários investimentos e que serviu para melhorar a avaliação da administração municipal, bastante desgasta até então.

Itaú vence licitação e continua com a folha de pessoal da Prefeitura de Jequié por mais 5 anos

A folha de pessoal da Prefeitura de Jequié continua com o Itaú pelos próximos cinco anos. O banco voltou a vencer o processo licitatório para a escolha da agência responsável pelo pagamento dos salários dos servidores públicos municipais. A licitação foi realizada nesta segunda-feira (19ago19), cujo resultado este Blog jequieeregiao.com.br obteve em primeira mão.

Missa na Catedral marcará celebração dos 40 anos de jornalismo de Ari Moura

Vida dura de quem mora em bairro popular sem a mínima infraestrutura

Vida dura de quem mora em bairro popular sem a mínima infraestrutura. Em Jequié, boa parcela das ruas não dispõe de pavimentação, fato que cria muitas dificuldades para a população especialmente em época de chuvas, quando o lamaçal toma conta das vias. A situação também não é fácil em outros períodos do ano em virtude da poeira, que transmite doenças e mal-estar. Soma-se a tudo isso, a desvalorização dos imóveis e inúmeras deficiências na prestação de serviços públicos.

Loteamento Tropical

Jequié e outras cidades serão beneficiadas com rede de combate à violência contra mulher

Jequié e mais duas cidades (Cruz das Almas e Irecê) serão beneficiadas com ações de combate à violência contra mulher. Um termo de cooperação para prevenir e combater à violência contra a mulher na Bahia foi assinado nesta segunda-feira (19ago19), pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, pelo delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, e por outras autoridades. “Muito importante somarmos esforços e trabalharmos em rede. Se cada um fizer a sua parte, inclusive a sociedade, reduziremos as agressões contra as mulheres, no Brasil”, destacou o secretário Maurício Barbosa. Neste segundo semestre de 2019 a Operação Ronda Maria da Penha será implantada também em Entre Rios. A proposta, segundo Barbosa, visa colocar a rede em funcionamento até o fim do ano nos municípios de Cruz das Almas, Irecê e Jequié.

Rogério Schietti, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), após assinaturas apresentou a palestra: “O Judiciário em Face da Violência Doméstica”. Convidado pelo TJ-BA, ele ressaltou a necessidade do aumento de Varas especializadas no Brasil. “O problema não é apenas na Bahia. Precisamos mudar essa cultura machista no país”, concluiu.

Jequié conseguiu implantar um rede de proteção com bons resultados a partir de uma parceria envolvendo a Prefeitura, a Uesb, a DEAM e outros órgãos de apoio.

Gutinha espera que obras de requalificação da Av. Santa Luzia sejam iniciadas no começo de 2020

Pelo menos três associações de pequenos produtores rurais de Jequié deverão receber um trator e outros equipamentos até o fim deste ano de 2019, atendendo pedido do vereador Gutinha junto ao deputado federal Leur Lomanto Jr. O primeiro já foi entregue no início deste mês e já está beneficiando empreendedores rurais do Povoado da Fazenda Velha. Duas outras associações estão encaminhando a documentação necessária para o preenchimento do cadastro e assim, se habilitarem a receber mais dois tratores até dezembro. “Três tratores serão entregues até o fim deste ano, a partir dessa articulação feita junto ao mandato do deputado Leur e ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS – que disponibiliza esse tipo de maquinário para incentivar a agricultura familiar” comenta o vereador Gutinha.

Segundo ele, o deputado Leur Jr. afirmou que pretende destinar, ao longo de seu mandato, tratores para contemplar os distritos do Município, independe se seus diretores tenham ligações politicas ou partidárias com ele. “A vitória de Leur foi muito positiva para Jequié que já começa a receber importante volume de recursos financeiros. Em poucos meses de mandato [assumiu em fevereiro], já foram liberados R$2 milhões para a atenção básica, para reformas de unidades de saúde, aquisição de veículos, incluindo um Castramóvel, o primeiro público da Bahia”, informa. Gutinha citou ainda sua articulação junto ao deputado Leur Lomanto Jr. para conseguir recursos para a requalificação da Av. Santa Luzia, a pavimentação de ruas no Joaquim Romão e Jequiezinho.

Vereador Gutinha no Povoado da Fazenda Velha

Recém-empossado governador do Distrito 4391 do Rotary fará sua primeira visita oficial aos Clubs de Rotary de Jequié esta semana

O recém-empossado governador do Distrito 4391 do Rotary, Paulo Pereira da Silva, fará sua primeira visita oficial aos Clubs de Rotary de Jequié esta semana. Ele virá acompanhado de sua esposa, Maria auxiliadora. Terá extensa agenda de atividades na terça e na quarta, dias 20 e 21.08.19. Na quarta-feira, parte do dia será dedicada as atividades desenvolvidas pelo Rotary Club de Jequié-Norte. Na ocasião ocorrerá a inauguração do Núcleo do Projeto Judô Ação no Residencial Mandacaru I, que também atenderá o vizinho Mandacaru II, do qual ele será o padrinho. “Estamos ampliando esse importante projeto de inclusão social voltado para a juventude, já presente, com excelentes resultados, em outros bairros da cidade” informa o presidente do RC Jequié-Norte, Edson Cardoso (ano rotário 2019-20).

O governador e comitiva conhecerão outros núcleos do Judô Ação; o projeto de incentivo à leitura denominado ‘Geladeira Literária’, na Praça Ruy Barbosa; as instalações da APAE no Mandacaru e a “Escola Rotary Guiomar Pinto”, onde funciona o recém-criado anexo da APAE;, o Projeto Arte Viva, no bairro Cansanção, sede do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário, com projetos iniciação esportiva, cultural e educacional, com aulas de inglês, de judô e de instrumentos musicais. Haverá ainda visita ao marco rotário na entrada da cidade e por fim acontecerá um jantar conjunto, reunindo todos os clubes de Rotary da cidade. “É sempre muito prazeroso receber o governador distrito e uma grande oportunidade para apresentarmos projetos e programas mantidos pelo Jequié-Norte, que é considerado como um dos mais ativos, fato que nos orgulha muito e, claro, faz aumentar nossa responsabilidade de manter e ampliar todas essas ações” finaliza Edson Cardoso.

Paulo Roberto da Silva (Distrito) e Edson Cardoso (Jequié-Norte)

Diego Santos e outros atletas do Projeto Judô Ação conquistam medalhas representando faculdades nos Jogos Universitários da BA

Diego Santos e outros atletas do Projeto Judô Ação conquistaram várias medalhas nos Jogos Universitários da Bahia, realizados pela Federação Universitária da Bahia e pelo Governo do Estado da Bahia, no último fim de semana 17 e 18ago/19. Atletas universitários de diversas faculdades públicas estadual, federal e particulares do estado participaram do evento que serviu como seletiva para o JUB’S – Jogos Universitários Brasileiro, que esse ano será realizado no estado da Bahia. Sete atletas do Projeto Judô Ação entraram em ação neste grande evento estadual e representaram as suas respectivas faculdades muito bem, e conquistaram 04 medalhas de OURO, 02 PRATA e 01 BRONZE, com os resultados Diego Santos, Viviane Souza, Karen Fernanda e Matheus Gonçalves, conquistaram as suas vagas para disputar a etapa nacional o JUB’s.
Os medalhistas foram:
Diego Santos Campeão Faculdade Unigat
Matheus Gonçalves Campeão Faculdade Unigat
Karen Fernanda Campeã Faculdade Unigat
Viviane Souza Campeã Faculdade Uniasselvi
Marta Meira 2º Lugar UESB
Iago Oliveira 2º Lugar Faculdade Unime
Samuel Cruz 3º Lugar Unopar
“O JUB’s será um mega evento aqui na Bahia, e não podemos ficar de fora e vamos com tudo para conquistar o título para a Bahia, muito feliz com a classificação para a etapa final nacional”, comentou o atleta da Seleção Brasileira de Judô Diego Santos.
O projeto Judô Ação conta com os seguintes Parceiros/Patrocinadores:
Patrocinadores MASTER
Rotary Clube de Jequié-Norte
Apae-Jequié
Rotary Clube de Jequié-Cidade Sol
Loja Silvany
Patrocinadores OFICIAIS
Café Jequié
Portal Distribuidora
Frijel
Café Paquera
SÓ FRIOS
Programa Faz Atleta (Governo da Bahia)
Parceiros
CDL de Jequié
FCDL – Federação das Câmaras Dirigentes Lojistas da Bahia
Postes Nordeste S/A
INPRENOR – Ind. de Pré Moldados do Nordeste Ltda
COOBMA – Cooperativa de transporte e turismo Borda da Mata
Instituto Dom de Educar
Farmácia Mandacaru
Contabilidade SERVICOL
Sind. dos Bancários de Jequié
Laboratório Controle
Centro Odontológico Belo Sorriso
Clinica Uro Center
Teleshop Jequié.com
Secretária de Desenvolvimento Social do Município de Jequié
Secretaria de Esportes do Município de Jequié
Hospital Santa Helena
Premium Academia
J David Assessoria e Consultoria Ltda.
Imprensa

DA SÉRIE: O QUE O POVO AINDA QUER. PARTE III

Quando a pergunta é: O que o povo ainda quer? Basta apontar o ponto de ônibus da Praça Soldado Jurandir Oliveira, no início da Rua da Itália, no Centro da cidade. Os improvisos têm sido uma marca da história recente. Neste caso, a gestão não levou em consideração as reais necessidades da população ao instalar um abrigo pequeno para o grande número de pessoas que costumam aguardar o transporte coletivo de passageiros. É muito comum, durante o dia, mesmo fora do horário de maior movimentação, um número três vezes maior de pessoas à espera fora do espaço, muitos dos quais sentados na pracinha ao lado. Instalaram um abrigo de ônibus pequeno para os anseios dos usuários. Faz-se necessária sua ampliação.

Imagem: Souza Andrade

Centro de Equoterapia Jequié assiste 50 crianças, informa 19º BPM

Cinquenta crianças de Jequié e cidades vizinhas vem sendo assistidas pelo Centro de Equoterapia Jequié desde que suas atividades foram reiniciadas, dois meses atrás, no interior do Parque de Exposições Luiz Carlos Braga. A informação é do 19º Batalhão da Polícia Militar, que está à frente das atividades. Os assistidos são vítimas de microcefalia, paralisia cerebral, transtorno do espectro autismo, atraso do desenvolvimento neuromotor e intelectual e algumas síndromes raras. Elas recebem acompanhamento das áreas de psicologia, fisioterapia, enfermagem e equitação, bem como o acompanhamento em saúde familiar, através do serviço médico, odontólogo, pedagogo e dos profissionais da Unidade Básica de Saúde da OPM. “Todos os serviços estão disponíveis de forma GRATUITA e EXCLUSIVA para as crianças praticantes da Equoterapia e seus pais ou responsáveis. O Centro de Equoterapia Jequié esta aberto a comunidade e aqueles que querem dedicar parte do seu tempo em atividade voluntária´”, informa a Ascom do 19° BPM.

Exposição ‘O multiartista Charles Meira’ estará em cartaz no Museu Histórico de Jequié

Em outubro, mês em que o município de Jequié completará 122 anos de emancipação político-administrativa, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoverá algumas atividades culturais gratuitas dinamizando, portanto, os espaços públicos. Uma delas é a exposição intitulada ‘O multiartista Charles Meira’, com trabalhos assinados pelo artista jequieense, Charles Barros Meira, que acontecerá no Museu Histórico João Carlos Borges, localizado na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade, com abertura prevista às 19h do dia 8 de outubro.

A exposição pretende aproveitar o mês festivo da cidade para mostrar ao público as diversas faces do trabalho de Charles Meira, principalmente, focando no artesanato produzido a partir de cartões telefônicos, que ganham formas de brinquedos coloridos, despertando a atenção das crianças.

Para o museólogo, Antônio Varjão Matos, o mês de aniversário da cidade é um dos momentos altos em que se constata um aumento bastante expressivo em ralação as visitas ao Museu Histórico João Carlos Borges, dada as atividades culturais alternativas que são, desde 2017, oferecidas, gratuitamente, pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, colocando o espaço cultural em evidência e dando o necessário reconhecimento em relação à importância do museu para a cidade.

Arte: Blog jequieeregiao.com.br