Luzinete Maria faz apelo por consulta urgente na USP

A vice-presidente da Associação Jequieense de Cegos (AJECE), Luzinete Maria dos Santos, enfrenta um drama pessoal cruel. Faz 10 anos que ela peregrina os consultórios médicos na esperança de diagnosticar um problema de saúde, porém, sem êxito. Agora, um médico a orientou procurar a USP para fazer um estudo de caso. Ocorre que ela não sabe como conseguir a vaga no Hospital da Universidade de São Paulo para esse tratamento especializado. “Já passei por 18 médicos e nenhum deles descobriu a enfermidade que tanto me incomoda. Quero saber que doença é essa (uma irritação na garganta) que não diminui. Pelo contrário, estou bastante debilitada e a demora pode torna-la irreversível”, relatou ao Blog jequieeregiao.com.br
Luzinete, que também é atriz, tem deixado de atuar e de fazer militância social e outras atividades que sempre marcaram sua vida. “Quero que alguém me ajude, conseguindo uma vaga na USP para esse tratamento. Não preciso de passagens nem de hospedagem, clamo por esta consulta”, apelou. Quem tiver condições de ajudar deve ligar para 73 98811 7988 e falar com a própria Luzinete.

Jailson Macêdo Freitas será o arbitro do jogo de estreia do Jequié, domingo, em Jacobina

Jailson Macêdo Freitas foi escalado pela Federação Bahiana de Futebol para ser o arbitro do jogo de estreia do Jequié, em Jacobina, neste domingo (21JAN18). Ele será auxiliado por Luanderson Lima dos Santos e Marcus Vinicius Ferreira de Souza. O torcedor da ADJ não tem as melhores lembranças do árbitro. Ele expulsou o sagueiro Correia e um atleta do Cajazeiras, no Waldomirão, antes da partida começar, em junho do ano passado, quando o Jequié perdeu sua longa invencibilidade da série B do Baiano 2017. Mas a pior recordação foi a anulação de um gol considerado legitimo de Marcelo Pano, que, naquelas circunstâncias, classificaria o time para a fase seguinte da competição de maneira antecipada. Embora, para muitos, o episódio seja uma página virada, erro de arbitragem nunca é apagado da memória da torcida.

Confusão antes do jogo marcou partida ADJ x Cajazeiras em Jequié

Derramamento de sangue continua em Jequié.

O derramamento de sangue continua em Jequié. A quinta vítima de homicídio neste ano de 2018 foi adolescente de 17 anos Jonathan, assassinado na noite de quarta-feira (17JAN18). Ele foi baleado, no Residencial Mandacaru I, socorrido e levado ao Hospital Geral Prado Valadares, onde morreu. As causas bem como a autoria estão sendo investigados pela Polícia Judiciária.

Soldado Gilvan denúncia ao Planserv irregularidades e dificuldades enfrentadas por usuários em Jequié

As dificuldades enfrentadas pelos usuários do Planserv em Jequié foram levadas ao conhecimento do departamento do referido Plano de Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia, em Salvador, nesta quinta-feira (18JAN18), pelo vereador e vice-presidente da APPM (Associação de Praças e Policiais Militares), Soldado Gilvan, e pelo presidente da entidade na cidade, Cabo Gilson. Eles não somente relataram todos os problemas a representante do Planserv, Nohanna Paiva, como também protocolaram um documento em que cobram providências em busca de soluções rápidas no sentido de melhorar o atendimento. Segundo informações do vereador, a representante do Plano se disse surpresa com a situação de Jequié e encaminhou para o setor de convênios e abertura de processos para apurar o que de fato vem ocorrendo com os convênios em Jequié.

De acordo com o Soldado Gilvan os problemas são sérios e vem se arrastando por muito tempo, especialmente no que diz respeito ao atendimento pelas empresas conveniadas ao plano (Hospitais, Clínicas, etc.) que, durante meses, não realizam alguns procedimentos e/ou consultas, e em alguns casos até desmarcando consultas e procedimentos já agendados, sem nenhuma justificativa para tal medida. Soldado Gilvan aponta ainda que em algumas situações, clínicas e/ou profissionais, estão cobrando valores complementares para a realização de consultas, o que é ilegal e abusivo por parte não só das empresas como também do próprio plano de saúde, em desobediência ao que preconiza a Lei 9.656/98, que regulamenta o funcionamento dos planos de saúde no Brasil, o que representa uma afronta ao Código de Defesa do Consumidor. “Solicitamos ao órgão providências imediatas com o objetivo de sanar tais deficiências apresentadas pelo PLANSERV na cidade de Jequié, lembrando que tais precariedades afetam não somente os policiais e bombeiros militares, como também toda categoria de servidores públicos do Estado da Bahia”, disse.

Mesmo com pouco apoio, DJ Jequieense confirma participação na Copa de Futsal de Ibicuara

O time de futsal DJ Jequieense se prepara para a disputa da 2ª edição da Copa de Futsal de Ibicuara, na Chapada Diamantina. A competição será realizada neste fim de semana. A equipe, dirigida por Djalma Santos e Eduardo Santos, vem treinando na quadra do bairro Curral Novo. Com dois anos de existência, o DJ Jequieense já disputou as principais competições realizadas na região como a Zonal da TV Sudoeste, Taça Bahia, Taça Regional de Jequié, inclusive sagrou-se campeã da Taça Futuros na cidade de Poções. Os dirigentes afirmam que enfrentam muitas dificuldades em relação a transporte e espaço para treinar. Eles desejam que os treinamentos sejam realizados no Ginásio de Esporte, pois hoje desenvolvem suas atividades em uma quadra em péssimo estado de conservação e iluminação precária.

Desmatamento de mata ciliar destrói beleza cênica da Cachoeira do Rio das Pedras, lamenta diretor do Gerc

Uma das mais belas cachoeiras da área de Mata Atlântica da região de Jequié teve sua beleza cênica alterada em decorrência da destruição da mata ciliar do Rio das Pedras, importante afluente do Rio das Contas, informa o presidente do Grupo Ecológico Rio das Contas – GERC, jornalista Domingos Ailton. Segundo ele, o fotógrafo e ambientalista Dimas de Campos fez registros fotográfico de antes e depois do desmatamento e lamentou o crime ambiental: “É uma pena que ninguém nunca mais vai poder conhecer este lugar com a magia e o encantamento que eu conheci há muitos anos atrás, quando não se tinha estrada até a cachoeira e nem estacionamento pra carros.”

Para o ambientalista e membro titular do Conama, Domingos Ailton, crimes ambientais como esse da destruição da vegetação ciliar vem ocorrendo por conta da falta de eficácia dos órgãos ambientais em combater os autores da degradação ambiental. “Este crime ambiental do Rio das Pedras é um absurdo e continua ocorrendo porque Jequié do ponto de vista ambiental, é um município sem lei. Os órgãos ambientais, a exemplo do Inema e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Jequié não agem com vigor para coibir o crime ambiental.” Além de enviar a denúncia da agressão ambiental para o Brasil inteiro através da Rede de Ongs da Mata Atlântica, o GERC vai exigir do Ministério Público que instaure processo e acione os órgãos de fiscalização ambiental para quem praticou o crime ambiental seja identificado e punido, que evite a construção de qualquer empreendimento no local da destruição da mata ciliar e que o autor do delito seja obrigado a restaurar a vegetação ciliar destruída.

ADJ contrata ex-goleiro do Vitória e Seleção Brasileira Sub-20

Com a lesão sofrida pelo goleiro Léo Paredão no amistoso ADJ 3×1 Vitória da Conquista, o Jequié (ADJ) foi em busca da contratação de um novo goleiro. Na noite desta quarta-feira (17JAN18) o presidente Leur Lomanto Jr. anunciou a contratação do goleiro Gustavo, de 24 anos. Ele se apresenta à comissão técnica nesta quinta. “Agimos rápido e fomos buscar um excelente goleiro, de nível de seleção brasileira. Promissor, talentoso, Gustavo chega para agregar, somar. Em sua passagem pela Seleção Brasileira Sub-20, pudemos observar que ele é um goleiro extremamente ágil, de muita qualidade. Sua experiência será fundamental na disputa do Baianão”, afirmou Leur Jr. O novo goleiro do Jequié, Luiz Gustavo Almeida Pinto, é natural de Colatina-ES e já defendeu as cores do Vitória-BA, Atlântico-BA e Seleção Brasileira Sub-20.

Presidente Leur ao lado do novo goleiro Gustavo.

Moradores de Nova Esperança/Jequié passam privações por falta de água

É crítica a situação dos moradores do povoado de Nova Esperança, na região de Oriente Nova, em Jequié. São muitas as lamentações por conta dos sérios problemas de abastecimento de água. Várias famílias passam privações. As principais vítimas são crianças, idosos e enfermos. Verdadeira calamidade pública. O sistema, inaugurado pelo governo do estado em março de 2015 apresenta falhas e as mesmas não são solucionadas, o que submete a população ao sofrimento. “Já não temos mais a quem apelar por uma solução. Ninguém faz nada para nos socorrer”, critica a moradora Nilda ao lamentar o desrespeito aos direitos dos habitantes daquela região. O Sistema de Abastecimento de Água foi inaugurado no dia 25 de março de 2015, com a presença do governador Rui Costa. Na ocasião, foi anunciado que o tempo de sofrimento ficou para trás. Ledo engano.

Base do prefeito de Jequié se movimenta de olho na presidência da Câmara

As eleições para a escolha da mesa diretora da Câmara Municipal de Jequié para o biênio 2019/20 devem ocorrer somente no fim do ano, mas já existem movimentações internas na tentativa de viabilizar possíveis candidaturas. O nome do vereador Marcinho Melo é um dos que vem sendo ventilados para disputar a cadeira hoje ocupada pelo presidente Tinho. O Blog jequieeregiao.com.br foi informado que outros dois representantes da base de sustentação do prefeito Sérgio da Gameleira, vereadores Guina Lopes e Adriano Guião, são simpáticos ao movimento em torno da pré-candidatura de Marcinho.

Guião, Marcinho e Guina

FBF muda horário de dois jogos da ADJ

As partidas do Jequié (ADJ) contra o Vitória da Conquista e o Juazeirense foram antecipadas de domingo para sábado pela Federação Bahiana de Futebol. O jogo em Vitória da Conquista, que seria no domingo (28JAN) será no sábado, dia 27, às 19 horas, enquanto o compromisso em Juazeiro, que aconteceria domingo, dia 18FEV foi antecipado para sábado, dia 17, às 18h30min. Outra alteração diz respeito a partida que será transmitida pela TV Bahia. Inicialmente o jogo televionado seria contra o Bahia, em Salvador, mas, de acordo com a FBF será o jogo contra o Vitória, no Waldomirão.

Mulher é morta a tiros em Jequié

Rosângela da Silva de Assunção, 43 anos, foi assassinada em Jequié, na noite desta terça-feira (16JAN18). O fato ocorreu na Rua Albertino Pereira, na região da Banca, no bairro Jequiezinho. Nana, como era conhecida, foi morta a tiros. A polícia investiga o crime, o quinto somente em 2018.

Manifestação em Jequié contra medidas “autoritárias” do Governo de Rui Costa

A terça-feira (16JAN18) foi marcada por protestos contra o governo de Rui Costa na cidade de Jequié. centenas de pessoas entre professores, funcionários, pais de alunos, alunos e ex-alunos do Colégio Estadual Maria José Silveira promovem manifestação, iniciada na própria escola, de onde o grupo saiu percorrendo ruas e avenidas até o  Núcleo Regional de Educação, onde foi realizada uma reunião com o coordenador do NRE, professor José Calaes, ocasião em que foi transmitida todo o descontentamento da comunidade escolar, especialmente com a forma como foi tratada, sem a mínima consideração por parte do governo do estado, que impôs mudanças sem sequer comunicar aos interessados com antecedência. Tudo começou, ao logo cedo, assim que os servidores chegaram para o primeiro dia de matrículas e perceberam que a escola estava impedida de matricular os alunos. Inicialmente surgiram comentários de que o Colégio Maria José seria desativado e em seguida que o mesmo seria municipalizado. Independente de qual destino seria, os lideres do movimento repudiaram a falta de diálogo. “A comunidade não aceita medidas tomadas de cima para baixo sem nenhuma comunicação com as partes interessadas. Todos nós descobrimos tudo por acaso”, desabafou o professor Reginaldo Barros em entrevista a Jequié FM 89,7. Este disse ainda que durante o encontro realizado à tarde, no NRE, o coordenador recebeu a informação de Salvador dando conta que as mudanças foram suspensas. “A força da mobilização popular refutou o autoritarismo do governo”, comemorou um aluno ao tomar conhecimento da revogação da medida. 

Manifestação começou no Colégio e ganhou as ruas. Fotos: Dell Santos