SÉRIE: CEMITÉRIO DE OBRAS PARADAS – a saga continua. Parte V

Moradores do bairro Curral Novo vêm sendo duramente prejudicados com uma obra que insiste em não sair do papel: a construção de uma praça em frente ao Colégio Faraíldes Santos. Este é apenas exemplo de desperdício de dinheiro público na cidade que observa muitas obras não concluídas, o que representa um grande atraso. O que leva um governo iniciar uma obra e não concluir? Esta é uma das perguntas que não quer calar.

HGPV promove ato pela conscientização ao combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

O Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, por meio da coordenação de psicologia, promoveu n terça-feira (21mai19), um ato em alusão ao Dia de Conscientização ao Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A ação aconteceu na área interna da unidade com cartazes contendo frases e gravuras que abordava as várias formas de exploração sexual e qual a melhor maneira de identificar sinais de assédio. “A melhor forma de combater a exploração sexual é mostrar à comunidade que cuidar das nossas crianças e adolescentes é dever de todos” ressaltou a diretora-geral Polliana Leandro. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado no ano 2000 para lembrar um caso que marcou a década de 70. A menina Araceli, do Espírito Santo, tinha 8 anos quando foi raptada, torturada, estuprada e morta.

Emoção marca entrega da “Comenda Dr. Cely de Freitas – Cidade de Jequié” ao desembargador Sérgio Cafezeiro

O desembargador jequieense, Sérgio Cafezeiro, foi homenageado pela Câmara Municipal de Jequié nesta quinta-feira, dia 23, com a outorga da “Comenda Dr. Cely de Freitas – Cidade de Jequié”, cuja autoria da propositura foi dos vereadores Ramon Fernandes e Joaquim Caíres. A Sessão Solene, conduzida pelo presidente Emanuel Campos Silva – Tinho, foi bastante representativa, com a presença dos desembargadores Ilona Márcia Reis e Jatahy Fonseca Jr.; prefeito Sérgio da Gameleira; vice-prefeito Hassan Iossef; deputado Euclides Fernandes; juízes, representantes de órgãos públicos e de entidades, dentre outros. Familiares e amigos como seu antigo sócio, o advogado Arivaldo Nascimento, também prestigiaram o evento. Coube ao vereador Ramon Fernandes fazer a saudação inicial, tendo destacando o espirito público e a retidão do homenageado. “Um jurista com grande potencial intelectual, um magistrado que soube se conduzir ao longo da sua vitoriosa carreira, com retidão, competência e amor à justiça”, frisou. Em seguida, o vereador Joaquim Caíres destacou: “Quem ver o desembargador Raimundo Sérgio Cafezeiro no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, presidente da 5ª Câmara Cível, talvez não saiba que este caminho foi pavimentado antes mesmo de se tornar esse advogado respeitado e admirado por todos; a base de tudo é sua família”, citando seus pais Raimundo e Dona Déa Cafezeiro, vivos na memória de todos que tiveram o prazer de conhecê-los.

Outros depoimentos também marcaram a Sessão Solene. Falaram o advogado Arivaldo Nascimento, os desembargadores Ilona Márcia Reis e Jatahy Jr. e foram exibidos vídeos de uma servidora do Tribunal de Justiça da Bahia e de sua esposa Tatiana ladeada das três filhas: Juliana, Jéssica e Gisele. De posse da condecoração, Sérgio Cafezeiro, demonstrou sua gratidão aos vereadores pela iniciativa, aos que participaram do evento e à Jequié, sua terra natal.

No encerramento da solenidade, o presidente da Câmara fez o conterrâneo se emocionar mais uma vez ao dizer: “Que Vossa Excelência leve este Tributo para sempre no seu coração, porque este momento permanecerá guardado conosco pela justiça que o Poder Legislativo fez em reconhecer o valor que Vossa Excelência tem para todos nós. Conserve também, em um lugar muito especial, toda nossa admiração e respeito e o desejo de que Vossa Excelência realize todos os seus sonhos. Felicidades, desembargador!” Ascom Câmara de Jequié.

Prefeitura de Jequié realiza segundo Dia D de Vacinação contra Gripe neste sábado, dia 25

Os Centros de Saúde Jequié, no Campo do América; Sebastião Azevedo, no Mandacaru; Julia Magalhães, no Jequiezinho e Almerinda Lomanto, no Joaquim Romão estarão abertos, neste sábado (25mai19), das 8h às 14h, para atender a população que não compareceu aos locais de imunização durante os dias úteis. A iniciativa da Prefeitura faz parte da programação intitulada de segundo Dia D de Vacinação contra a Gripe, como forma de melhorar os indicadores da cobertura vacinal no Município, que se encontra abaixo do índice estabelecido pelo Ministério da Saúde. Nesta semana, a Secretaria de Saúde anunciou o diagnóstico de uma pessoa com Influenza A H!N! em Jequié.

Podem receber a vacina gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), crianças de até 5 anos, 11 meses e 29 dias, portadores de doença crônica, profissionais da saúde, povos indígenas, professores, policiais civis e militares, bombeiros, membros ativos das forças armadas e idosos com mais de 60 anos. Por determinação do Ministério da Saúde, a vacina não será disponibilizada para a população geral nesta fase da campanha.

Resultado de imagem para Jequié realiza dia d de vacinação gripe

Leur Lomanto Jr. diz que abertura do capital 100% estrangeiro deve ser marco para ampliar oferta do turismo no país

O vice-presidente da Comissão de Turismo da Câmara, deputado federal Leur Lomanto Jr. (DEM), comemorou a aprovação da medida que autoriza o grupo espanhol Globalia a operar voos regulares no Brasil. Essa é a primeira companhia aérea internacional a se constituir no país com 100% de capital estrangeiro, o que deve ampliar a oferta de novos serviços aéreos no país, aumentando a concorrência e o número de empregos no setor. A concessão de exploração de serviço regular de passageiros à empresa administrada pela Air Europa foi aprovada ontem pela ANAC.

“É um passo importante para o estímulo a concorrência no setor e a redução nos preços das passagens, que vem passando por uma alta constante, impactando em curto e longo prazo no turismo em nosso país. Agora, essa mudança na legislação vai atrair mais companhias estrangeiras, ampliando a disputa, o que vai possibilitar a melhoria dos serviços para os consumidores, crescendo mais o turismo. A nossa luta começa a surtir efeito e a possibilidade é de melhoria nos serviços e redução no preço das passagens”, afirmou.

Leur Jr. lembrou que desde o início defendeu no Parlamento, a aprovação da medida provisória que autoriza as empresas de aviação nacionais a terem participação ilimitada de capital estrangeiro.

Leur Lomanto Jr. ao lado do ministro da economia Paulo Guedes

Exposição ‘Santo Antônio, o padroeiro de Jequié’ volta em junho

A parceria firmada entre a Paróquia de Santo Antônio, Prefeitura de Jequié e Museu Histórico João Carlos Borges, e mais uma vez com a colaboração da professora Maria Helena Veloso Sampaio Souza, está mantida para a realização de mais uma edição da exposição de curta duração intitulada: ‘Santo Antônio, o Padroeiro de Jequié’. A abertura está agendada para às 20 horas do dia 1º de junho. “A parceria com a Paróquia Catedral de Santo Antônio também acontece desde 2017 e tem colaborado para o aumento nas visitas durante o mês de junho,”, disse o secretário de Cultura e Turismo do Município, Alysson Andrade.

Segundo o coordenador do Museu, o museólogo Antônio Varjão Matos, a exposição contará a história de Santo Antônio de Pádua, relatando alguns de seus milagres e como o santo passou a ser considerado padroeiro do município de Jequié e ainda abordará as festas de Santo Antônio, no Município, e, principalmente, mostrar aos visitantes diversos tipos e tamanhos de imagens deste santo tão querido pelos jequieenses e pelo povo brasileiro. A exposição, que faz parte da programação junina do município, poderá ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As instituições de ensino, de Jequié e da região, públicas ou privadas, interessadas em visitar o Museu Histórico, deverão agendar previamente, através do telefone (73) 3527 4023.

 Padre Roberto em visita à Exposição de 2018.

Prefeitos da Bahia entram a luta pela prorrogação de seus mandatos até 2022 para unificação das eleições no Brasil

Mais de 200 prefeitos baianos, entre eles o de Jequié, Sérgio da Gameleira, decidiram entrar a luta pela prorrogação de seus mandatos até 2022 com a justificativa de apoiar o projeto que tramita no Congresso Nacional para unificação das eleições no Brasil. A manifestação em favor do mandato de 6 anos ocorreu durante Assembleia Geral Extraordinária da União das Prefeituras da Bahia (UPB), realizada nesta quarta-feira (22mai19). O presidente da UPB, Eures Ribeiro, disse que o debate está ocorrendo em todos os estados, com as entidades municipalistas, para ser levado à Brasília. A Assembleia serviu também para discutir outros assuntos como os repasses atrasados da saúde e da assistência social e os royalties do petróleo no Estado.

Sérgio da Gameleira na Assembleia da UPB.

Mais de cem famílias realizam o sonho da regularização fundiária na Urbis

Cento e dez famílias realizaram o sonho da regularização fundiária na cidade de Jequié. Nesta quarta-feira (22mai19), elas receberam as escrituras de seus imóveis depois de anos de espera. “Hoje foi um dia de muita alegria para mim e para os 110 moradores e famílias das URBIS I, III e IV que receberam as escrituras de suas moradias depois de muito tempo”, comentou o vereador Ramon Fernandes, um dos que lutam pela regularização da situação. “Fico feliz em ter ajudado no início desse processo de regularização fundiária desses conjuntos habitacionais”, destaca, mencionando ainda o empenho do deputado estadual Euclides Fernandes; o diretor da Urbis, Emerson Leal; a presidente da Associação de Moradores das URBIS I, III e IV, Jeane Lacerda para a concretização das atividades que deverá ter outras etapas.

SÉRIE: CEMITÉRIO DE OBRAS PARADAS – a saga continua. Parte IV

Estrada de ferro sem trilhos, sonhos interrompidos. Esta é a realidade de Jequié e seus habitantes que tinham na Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol) a redenção para o Município. As obras não foram concluídas. O lançamento dos editais para a contratação das empresas para a construção dos trechos da primeira etapa da Ferrovia ocorreu em Ilhéus, em 2011. Uma das obras prioritárias do governo, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ferrovia era para ter ficado pronta – primeiro trecho – em 2013. Bilhões de reais foram aplicados e, em vários trechos sequer os trilhos foram instalados como em Jequié, conforme mostra a foto abaixo. A obra é relevante para a economia e o desenvolvimento da Bahia, pois viabilizaria o imenso potencial produtivo do interior e do oeste da Bahia. Infelizmente, o desenvolvimento do Município vem sendo extremamente comprometido com a não conclusão dessa importante obra que, a exemplo de outras, como este Blog jequieeregiao.com.br tem mostrado atravanca o progresso. Coitada de Jequié!

Registrado primeiro caso de Influenza A H1N1 em Jequié

A Prefeitura Municipal de Jequié informa que, nesta terça-feira (21mai19), foi confirmado o primeiro caso de Influenza A H1N1, no Município. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, um morador de Jequié contraiu o vírus e já iniciou o tratamento da doença. O paciente não havia se vacinado ainda. O órgão não deu mais detalhes sobre o doente. Desde o início do mês a Prefeitura vem fortalecendo a necessidade de ampliar a cobertura vacinal contra o vírus da gripe Influenza. O índice de alcance ainda é pequeno. De acordo com o último informativo, apenas cerca de 40% do público alvo haviam sido vacinados. Visando melhorar esse índice a Secretaria de Saúde programou para o próximo sábado, dia 25, a realização do segundo Dia de D de Vacinação contra a Gripe. Nesta data os Centros de Saúde estarão abertos das 8h às 14h para atender a população que não compareceu aos locais de imunização durante os dias úteis.
Centro de Saúde Jequié no Campo do América;
Centro de Saúde Sebastião Azevedo no Mandacaru;
Centro de Saúde Julia Magalhães no Jequiezinho;
Centro de Saúde Almerinda Lomanto no Joaquim Romão.
Podem receber a vacina gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), crianças de até 5 anos, 11 meses e 29 dias, portadores de doença crônica, profissionais da saúde, povos indígenas, professores, policiais civis e militares, bombeiros, membros ativos das forças armadas e idosos com mais de 60 anos. Por determinação do Ministério da Saúde, a vacina não será disponibilizada para a população geral nesta fase da campanha.

Professores da Uesb decidem, em assembleia, manter greve por tempo indeterminado

Os professores da Uesb, em greve há mais de 40 dias, decidiram, em nova assembleia da Adusb, realizada na segunda-feira (20mai19), manter a paralisação de suas atividades por tempo indeterminado. A entidade avalia que a proposta do governo do estado da Bahia ainda não responde às reivindicações. “O Estado mantém resistência em discutir a reposição salarial, mais recursos para as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), além do compromisso político de não alterar o Estatuto do Magistério Superior. A continuidade da greve por tempo indeterminado foi aprovada sem votos contrários”, informa a Associação dos Docentes. Em nota publicada no site da Adusb, “o movimento grevista cobra coerência de Rui Costa, que faz duras críticas ao governo Bolsonaro por conta do corte nas Universidades Federais, mas realiza o mesmo tipo de política nas Universidades Estaduais da Bahia”. Além da Uesb, a greve também foi mantida na Uefs, Uneb e Uesc.

Resultado de imagem para uesb jequié blog souza andradeImagem arquivo: Souza Andrade

Desembargador Sérgio Cafezeiro será homenageado pela Câmara de Vereadores com Comenda

A Câmara Municipal de Jequié realiza, às 18h30min de quinta-feira, dia 23, Sessão Solene para homenagear o desembargador jequieense, Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro com a entrega da “Comenda Dr. Cely de Freitas – Cidade de Jequié”. A proposta, aprovada por unanimidade, foi apresentada pelos vereadores Ramon Fernandes e Joaquim Caíres. Vários desembargadores, autoridades, representantes da sociedade civil organizada, amigos e familiares já confirmaram presença no evento, que será realizado na Câmara de Vereadores. Antes de ser escolhido para o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Sérgio Cafezeiro prestou muitos serviços em Jequié e em várias outras cidades na condição de advogado. Na foto arquivo, Sérgio Cafezeiro concedendo entrevista ao radialista Souza Andrade.