Iniciada no Museu de Jequié, Exposição ‘Soltileza’ de Augus

Mais uma exposição artística no Museu Histórico João Carlos Borges, em Jequié. Desta vez, o artista visual jequieense, Augusto Barreto – ‘Augus’ – apresenta esculturas e pinturas de sua autoria. A exposição ‘Soltileza’ permanecerá até o dia 29nov19, com acesso gratuito. Desde 2017, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, tem estimulado a participação de artistas locais a apresentarem suas obras de artes, bem como estimulado a visitação pública ao Museu. Somente no último mês de outubro, o equipamento cultural atraiu cerca de 2.400 crianças, jovens e adultos ampliando, portanto, o acesso da comunidade aos bens culturais.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé, sapatos e área interna

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Jequié sediou Seminário sobre Alta Produtividade do Cacaueiro

Jequié foi sede do Seminário: Manejo para Alta Produtividade do Cacaueiro, com a participação de dezenas de produtores rurais, técnicos da Ceplac, Sebrae, Banco do Nordeste e Prefeitura. O agrônomo da CEPLAC, Ivan Costa, falou sobre o Projeto 500 que prevê uma produção de 500 arrobas de cacau por hectare. Trata-se de um dos avanços mais importantes entre as ações desenvolvidas pela Ceplac ao longo dos anos. Graças a novas tecnologias, já tem produtores vendendo cacau ao preço de R$300,00, resultado de cacau fino, sem cheiro de fumaça, com excelente nível de fermentação. Segundo Ivan Costa, o Projeto 500 foi elaborado em 2005 e conta com 137 produtores trabalhando e buscando a alta produtividade.

Resultado de imagem para projeto 500 ceplac

Alunos do Curso de Direito da FTC realizam pesquisa sobre acessibilidade nos fóruns de Jequié

Como parte das atividades da disciplina Projeto Integrador I, ministrada pelo professor Ms. Marcos Marinho, alunos do segundo semestre do curso de Direito da FTC: Brás, Danilo, Ellen, Luciano, Léo Rocha e Társis, realizaram pesquisa nos fóruns judiciais de Jequié (Justiça Estadual, Justiça Eleitoral, Justiça Federal e Justiça do Trabalho) acerca do cumprimento dos deveres das pessoas com deficiência (PCD) previstos na legislação brasileira.

Foi constatado que os direitos das pessoas com deficiência são parcialmente cumpridos nos fóruns judiciais do município de Jequié. Contudo, existem carências. A principal delas diz respeito à ausência de capacitação de pessoal para o atendimento de jurisdicionados com deficiência por meio do uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Também foram identificadas desconformidades relacionadas ao uso de textos em braile, à comunicação aumentativa e alternativa e ao processo eletrônico adequado e acessível a todos os tipos de deficiência. Já no que diz respeito às normas referentes à acessibilidade física, de outro modo, foi constatado que são amplamente cumpridas, tendo em vista que os quatro edifícios são equipados com rampas, vagas de estacionamento para PCD, banheiros adaptados e piso tátil, entre outras.”

Prédio do Fórum Bertino Passos, um dos avaliados, passa por reformas

Prefeitura emite Comunicado Alertando sobre novas normas das Salas de Vacinação

A Prefeitura de Jequié emitiu um Comunicado em que faz o seguinte alerta: A partir de segunda-feira (18nov19), todas as pessoas que procurarem o Sala de Vacinação das Unidades de Saúde do Município deverão levar, obrigatoriamente, a Caderneta de Vacinação, o Cartão SUS e CPF. Lembra que esta documentação, agora, é obrigatória.

Associação LGBTTIS e ONG cobram políticas públicas em Jequié

Membros da Associação LGBTTIS – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, Intersex, Simpatizantes de Jequié e Região e da ONG LGBTI Sol – Uesb entregaram a mesa diretora da Câmara Municipal de Jequié um ofício em que solicita um posicionamento do Poder Legislativo quanto a urgente necessidade de implantação de políticas públicas voltadas para a população LGBTTIS. A entrega ocorreu durante a Sessão desta terça-feira (12nov19) e foi marcada também por discursos de protestos em virtude do recente assassinato da transexual conhecida por Paula Santos (Paulo Silva Santos Júnior), 27 anos, cujo corpo fora encontrado em um terreno no perímetro urbano de Jequié, no início deste mês. Os líderes do movimento, portando faixas, não escondiam sua indignação com o crime e com o pouco caso do poder público municipal, especialmente da Gestão Sérgio da Gameleira que travou a pauta de reivindicações da comunidade. Vários vereadores se pronunciaram em apoio à luta e se solidarizando com a situação. Em breve, a Associação ocupará a Tribuna Livre da Câmara para expor sobre as atividades e os anseios da entidade.

Imagem: Souza Andrade

Secretário do Meio Ambiente da Bahia atende solicitação do vereador Tinho sobre proteção do Criciúma

Depois de analisar uma solicitação do presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanuel Campos – Tinho – (Ofício 65/2019), em que cobra apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia – Sema – quanto ao Reflorestamento no entorno da Barragem do Criciúma, das margens e nascentes do Rio Preto, o secretário de Estado, João Carlos Oliveira da Silva, informa, via ofício encaminhado à Câmara M. de Jequié, com Nota Técnica 108/2019, a conclusão preliminar de que a Embasa, empresa responsável pela gestão da Barragem do Criciúma, deve emitir um relatório de sugestões para a demanda ou elaboração de projeto de revitalização se for essa a deliberação superior.

Também determinou que técnicos da Sema façam uma avaliação da situação da Barragem, com uma oitiva das comunidades, especialmente da Embasa, conforme destacado no parecer assinado pelo engenheiro agrônomo, Geraldo Costa Lordelo Nogueira, especialista em meio ambiente e recursos hídricos.

A Barragem do Rio Preto do Criciúma, construída em 1963 e atualmente administrada pela Embasa, é muito importante para o município de Jequié, pois fornece água por gravidade para a cidade. Na Nota Técnica, destaca ainda que o citado engenheiro manteve contato, via telefone, com o gerente regional da Embasa de Jequié, César Melhem, quando foi verificado a importância deste equipamento para a região.

“Estamos satisfeitos com a atenção dada pelo secretário do Meio Ambiente do Estado, João Carlos Oliveira, a nossa solicitação. Não temos dúvidas de que providências precisam ser adotadas, o quanto antes, para proteger as nascentes do Rio Preto, localizado em uma região que consideramos um verdadeiro santuário ecológico”, destacou o vereador Tinho.

APLB quer apuração a concessão de RTI dada a comissionados pela Gestão Sérgio da Gameleira

A APLB quer apurar a concessão de gratificação pelo exercício funcional em Regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva – RTI. A entidade sindical enviou um documento, com esta solicitação, ao secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Andrade, com cópia para o presidente da Câmara de Vereadores, Emanuel Campos Silva; para a procuradora-geral do Município, Fabrícia Martins Chaves; para o procurador da República, João Paulo Beserra da Silva; para o promotor de justiça, Rafael de Castro Matias e para a presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB CACs – Fundeb, Ângela Menezes da Silva.

O Sindicato considerada a concessão acentuada, tendo por base a gratificação paga pelo exercício funcional em RTI aos cargos comissionados da educação municipal referente a folha analítica do último mês de abril. “Diante da análise da Folha Analítica, mês de abril de 2019, verificou-se a concessão acentuada de Gratificação pelo exercício funcional em RTI – Regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva para os chamados cargos de confiança ou cargo comissionado na educação local”, argumenta o Sindicato.

No documento, encaminhado a Prefeitura, Câmara, Ministérios Públicos estadual e federal e ao Conselho do Fundeb, a APLB lembra que, em agosto, os servidores do magistério foram surpreendidos com a retirada da gratificação de valorização/regência instituída por duas leis municipais, uma delas criada vinte anos atrás. Para o sindicato, a gestão municipal ignorou a legislação e reduziu de forma arbitrária, enquanto não apresenta nenhuma proposta no sentido de reduzir outros gastos com a folha de pessoal.

“Foram identificados casos, como os de cargo de diretor e secretário escolar, em que o valor de RTI atinge 100% aplicado ao salário-base do servidor contratado, dobrando a sua remuneração. Somente em um arquivo analisado, constatou-se o pagamento elevado da supramencionada gratificação a funcionários alocados na Secretaria de Educação, no valor total de R$61.141,64”, coloca. A gestão do prefeito Sérgio da Gameleira é acusada de tratar a situação com dois pesos e duas medidas, “pois alguns cargos comissionados são intocáveis pelas medidas desse governo”, conclui.

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos

Finalmente, regularização fundiária sai do papel nos bairros KM 3 e Agenor Aragão

Depois de muita espera, finalmente a Prefeitura de Jequié e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER – assinaram o acordo visando a regularização fundiária que permitirá a entrega da primeira etapa de títulos de terrenos a moradores dos bairros KM 3 e Agenor Aragão. A informação foi transmitida pelo prefeito Sérgio da Gameleira, no último dia 08nov19. No comunicado, o prefeito reconhece o trabalho empreendido pelo deputado estadual Euclides Fernandes e o vereador Pastoleiro, e citou o governador Rui Costa, pela atenção dado a causa.

Iniciada em Jequié a Campanha Natal Sem Fome 2019

A Campanha Natal Sem Fome 2019 foi iniciada em Jequié, neste domingo (10nov19), com a primeira Carreata da Solidariedade, com voluntários saindo de porta em porta, no bairro Joaquim Romão, arrecadando alimentos para serem distribuídos a famílias carentes da cidade, previamente cadastradas pelo Corpo de Bombeiros. No próximo domingo, dia 17, a campanha será nos bairros Mandacaru e Itaigara. Participaram além do Corpo de bombeiros, o Rotary Club de Jequié-Cidade Sol, Jequié FM, A FOLHA, Pax Nacional, Nayane Som, Grupo Ação sobre Rodas, entre outros.

APAE de Jequié amplia atendimento com novo Anexo

A APAE de Jequié acaba de ganhar condições para ampliar seu atendimento com o novo Anexo instalado no bairro Jequiezinho. O espaço, inaugurado na sexta-feira (08nov19), é a extinta Escola Municipal Guiomar Pinto, cedido, em comodato, pelo Rotary Club de Jequié-Norte para a instituição pelo período de 20 anos. No local vão funcionar várias oficinas. A diretora da Apae, Moana Meira, informa que a Prefeitura, que fez uma ampla reforma no prédio, irá construir duas novas salas em breve.

No ato de inauguração do Anexo, a presidente da Apae, Rosângela Lucas, conferiu homenagens a várias pessoas que se caracterizam pela ajuda à instituição como os deputados Antonio Brito e Zé Cocá, o comandante do 19º BPM Ten/Cel Itamar Gondim, o comandante da Cipe Central, Major Fábio Rodrigo, o vice-prefeito de Jequié, Hassan Iossef, além dos presidentes dos clubes de Rotary Maristela Nascimento (Rotary Jequié) e Edson Cardoso (Rotary Norte), o jornalista Ari Moura A Folha, entre outros.

Foto: blog Ari Moura

Ornamentação natalina vai custar R$118.850,00 e deverá ficar concluída dia 30 de novembro

A Prefeitura de Jequié vai gastar R$118.850,00 (cento e dezoito mil e oitocentos e cinquenta reais) com a contratação da empresa D2 Serviços Administrativos e Produções de Eventos Eireli responsável pela decoração e iluminação natalina, “com materiais próprios, instalação, manutenção e desmontagem, pelo período de 30 de novembro de 2019 a 06 de janeiro de 2020, na Praça Rui Barbosa, ruas ou avenidas principais do seu entorno a serem designadas pela Prefeitura”.

Praça Ruy Barbosa. Imagem: Souza Andrade