BR 330 passa por melhorias

A BR 330, trecho que liga Jequié ao Sul da Bahia, passa por melhorias. Os serviços são realizados não somente nas faixas de rolamento, com recapagem e sinalização, como também nos acostamentos. Em várias partes o trabalho está em fase de conclusão. O motorista sente falta de sinalização vertical, principalmente na região de Jequié. A BR 330, uma rodovia federal, sempre passa por obras de manutenção, mas o resultado das reformas não costuma durar muito tempo.

Br 330 Jequié. Imagem: Souza Andrade

Situação degradante da Praça da Bíblia

Nem todo mundo observa e parece que quem deveria observar faz pouco caso da situação em que se encontra a Praça da Bíblia, uma das mais visitadas da cidade. A danificada cobertura do canal pluvial representa um grande risco aos seus frequentadores. “Não é de hoje que essa rua está assim e ninguém toma providências” relata uma cidadã que costuma visitar o local acompanhada do neto mais novo. Ela espera que a Prefeitura faça alguma coisa antes que ocorra um acidente envolvendo veículos ou pessoas, principalmente idosos e crianças que circulam em um dos principais espaços de convivência do bairro Jequiezinho.

Situação degradante em praça nas proximidades da Prefeitura
Pequeno investimento pode evitar acidentes e outros transtornos.
Imagens: Souza Andrade

Parte importante da identidade de Jequié em perigo

Parte importante da identidade de Jequié em chamas. Passavam das 22 horas, quando o Corpo de Bombeiros foi chamado para debelar o incêndio que atingia o interior do antigo Mercadão Municipal da Praça da Bandeira, centro da cidade. Apreensivos, populares e alguns comerciantes da área acompanhavam os trabalhos. Todos temiam que o fogo se alastrasse e destruísse um dos principais patrimônios do Município. A situação foi controlada tempos depois, mas o lastro de destruição foi inevitável, ainda mais para dois empresários viram todo seu estoque consumido pelas labaredas. No prédio, as marcas podem ser vistas de longe. A origem do incêndio é objeto de investigação, a reforma da estrutura física torne-se ainda mais necessária. O poder público precisa apressar em suas decisões para evitar que mais uma página da história de Jequié não se resuma em imagens nos expositores do nosso Museu.

Resultado de imagem para mercado municipal jequié e regiãoMercado Municipal inaugurado em 1954.

Mais um jogador que atuou pelo Jequié é contratado pelo Bahia

O volante Buiú, 21 anos, foi anunciado como a nova contratação do Bahia que se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, previsto para começar em junho. O contrato com o Esporte Clube Bahia foi assinado nesta quinta-feira (18abr19). Luciano ‘Buiú’ é o terceiro jogador que atuou pelo Jequié contratado pelo time da capital. Antes haviam sido anunciados o meia Matheus Issa e o atacante Gustavo. Embora criticado, o elenco do Jequié era composto por bons valores individuais. Um dos problemas do time foi a falta de ‘liga’.

Estação de Piscicultura da Bahia Pesca em Jequié precisa de melhorias, diz deputado

“Verificamos que o local precisa de melhorias estruturais”, foi o que disse o deputado estadual Zé Cocá durante visita a Estação de Piscicultura da Bahia Pesca em Jequié. Ele afirmou que solicitará o apoio do Governo da Bahia para viabilizar a revitalização da unidade que já foi uma das principais fornecedoras de alevinos da região. o deputado esteve na Estação na quarta-feira (17abr19), sendo recebido pelo diretor técnico do órgão, Valter Jr. e pelo gerente executivo de operações, Antônio Laborda.

Jequié sedia 5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa

Com o tema ‘Os desafios de envelhecer no século XXI’, foi realizada, na terça-feira (16abr19), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a 5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa, que é promovida pela Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através do Território Médio Rio das Contas, em parceria com a Prefeitura de Jequié. Diante dos desafios do crescente envelhecimento da sociedade brasileira, neste século XXI, a Conferência visa congregar representações de todo o país para, além de avaliar a efetividade das ações em execução, discutir e propor medidas que garantam os direitos fundamentais da pessoa idosa, políticas públicas promovidas pela união, estado e municípios que assegurem esses direitos, além de medidas que fortaleçam os Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.

O evento, que contou com a participação dos representantes dos 16 municípios do Território, será realizado, também, em todos os outros Territórios de Identidade da Bahia. Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira, representando o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; representando o núcleo diretivo do Território do Médio Rio de Contas, Rita Rodrigues; representando a sociedade civil, Aparecida Cabral; representando o poder público, Claudiane dos Santos; representando as pessoas idosas do Território, Iracema Aquino; representando a Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Matheus Reis; representando a coordenação estadual dos Territórios, Marivaldo Justiniano, e representando a direção do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, o professor Miguel Agnelo.

Associação de Bombeiro Civil de Jequié participa de capacitação promovida pela Coelba

A Associação de Bombeiro Civil de Jequié participou da capacitação promovida pela COELBA sobre a segurança relacionada as redes elétricas de alta, média e baixa tensão. Com isso, os membros da entidade multiplicadores de boas práticas e segurança relacionadas a eletricidade para a comunidade como um todo. Palestra realizada pelos profissionais do grupo COELBA Tec. Segurança do Trabalho Reinaldo e Engenheiro Elétrico Josué.

Ministério Público já funciona em sua nova sede em Jequié

O Ministério Público do Estado da Bahia inaugurou a nova sede da Promotoria de Justiça Regional de Jequié, em solenidade realizada nesta quarta-feira (17abr19). O ato contou com a participação da procuradora-geral de Justiça, Ediene Lousado. A nova sede de Jequié foi construída numa área ao lado do Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, no bairro Jequiezinho. Coordenador da Promotoria de Justiça Regional de Jequié, o promotor de Justiça Maurício Foltz Cavalcanti lembrou que “o sonho de ter uma nova sede existe há muitos anos. O terreno foi doado pelo Município no ano de 2012 e, em 2018, a colega Ediene deu início as obras, fazendo com que conseguissemos realizá-lo”.

A nova sede é composta de pavimento térreo, pavimento superior e cobertura. Tem salas de atendimento, ampla recepção, sala multiuso, 11 gabinetes para promotores de Justiça, salas de gerência, sala para estagiários, sala para arquivo, Central de Inquéritos, refeitório e banheiros com acessibilidade.

Ato de inauguração da nova sede do MPe

Prefeitura de Jequié assina convênio do programa Cidade Empreendedora

O prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, assinou convênio em que garante a participação do Município no programa Cidade Empreendedora. Assinatura foi na terça-feira (16abr19), durante encontro com a equipe técnica do SEBREAE. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão; o secretário de Relações Institucionais, Vinícius Oliveira; a gerente regional do SEBREAE, Josinete Viana; o analista técnico e diretor de projetos do SEBREAE, Cláudio Machado, e o vereador, Roque Silva. Cidade Empreendedora é um programa do SEBRAE, que visa a transformação econômica de municípios voltado para a gestão pública e lideranças locais, que tem como foco melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, fazendo com que os benefícios da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas sejam implantados no município.

Justiça Federal pune ex-prefeito Luiz Amaral por licitação

A juíza Federal Karine Costa Carlos Rhem da Silva, titular da Subseção Judiciária de Jequié, acatou denúncias do Ministério Público Federal e imputou dura punição ao ex-prefeito Luiz Carlos Souza Amaral por entender ter havido irregularidades referentes ao Pregão Presencial 14/2009, realizado para a compra de medicamentos para o Município. Embora não tenha tirado proveito pessoal, muito menos financeiro o político foi alcançado em duas sentenças: na Ação Penal (Processo Nº 0000640-17.2014.4.01.3308 da 1ª Vara – Jequié) e Ação Civil Pública – Lei de Improbidade Administrativa (Processo Nº 1800-14.2013.4.01.3308), pois, segundo a sentença, teria negligenciado na condução do processo, entre outras situações.

Apesar de o MP ter deixado claro na peça acusatória que o ex-prefeito não possui antecedentes comprovados nos autos e de que não há notícia de que desabone sua personalidade, requereu a punição, acatada parcialmente pela justiça. O entendimento é que o prefeito é um “fiscal por excelência” e por essa razão, taxado como culpado por eventuais erros no âmbito da administração. O ex-prefeito foi sentenciado a mais de 12 anos de prisão, sendo parte em regime fechado e outra em regime domiciliar, mas a justiça decidiu que o mesmo responderá em liberdade; e na Ação Civil Pública foram atribuídas outras penalidades como pagamento de multa de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais); inegibilidade por seis anos; além de não concorrer ou ocupar cargos públicos. Tais penalidades foram imputadas, solidariamente, a ex-secretária de Saúde, Stela souza; ao ex-procurador-geral do Município, Elizeu Mattos; e ao ex-pregoeiro Nelson Cerqueira. As empresas que viraram réus foram Comercial de Produtos Farmacêuticos e Hospitalares Filhote LTDA.; Mecfarma Distribuidora LTDA; Medsil – Comercial Farmacêutica e Hospitalar LTDA. A sentença ainda não foi publicada oficialmente, somente a partir daí, o ex-prefeito terá cinco dias úteis para recorrer, pois a mesma cabe recurso.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O ex-prefeito Luiz Amaral entregou Nota de Esclarecimento em que expressa sua opinião sobre a situação, cujo teor é o seguinte: “Nos foi imputada uma condenação, por decisão da Justiça Federal em Jequié, requerida pelo Ministério Público Federal, em que fomos enquadrados nos chamados ‘crimes de prefeito’. Afirmamos que jamais fomos negligentes, complacentes com quaisquer situações que pudessem ocasionar em prejuízo ao erário público. O jequieense é conhecedor do nosso procedimento tanto no exercício do cargo de prefeito, como em outras funções públicas que ocupamos.

A propósito, nos autos, a juíza destaca que o próprio MP “admite que não há notícia que desabone sua personalidade” que o réu “não possui antecedentes”. Por outro lado classifica o prefeito como “fiscal por excelência” e assim é taxado como culpado por casuais erros no âmbito da administração. Apesar de reconhecermos o valoroso papel do MP e da Justiça, contestamos veementemente a dura decisão de nos condenar baseado nos chamados crimes de responsabilidade de prefeitos. Estamos buscando as providências cabíveis, em Brasília, perante o Superior Tribunal de Justiça, na certeza de que o resultado da sentença será reformado”.

Sessenta quatro internos do Conjunto Penal de Jequié são beneficiados com o Saidão da Páscoa

Sessenta e quatro internos do Conjunto Penal de Jequié, beneficiados com a saída temporária da Páscoa, saíram da unidade prisional na manhã de quarta-feira (17abr19). Segundo informou ao GIRO IPIAÚ, o Major Jocevã Oliveira, 14 desses apenados são região coberta pela 55ª Companhia Independente da Polícia Militar de Ipiaú. A data e horário de retorno, estipulada pelo juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Jequié, é a próxima quarta-feira, dia 24 de abril, até às 18 hORAS. Com os chamados “saidões”, as autoridades policiais temem o aumento da violência e crimes nesses períodos. Em levantamento feito pelas polícias é possível observar o aumento significativo da violência durante os saidões. Nesses dias, a Polícia Militar prepara uma ação mais intensa em Ipiaú para tentar coibir as iniciativas criminosas.

Vereador Tinho propõe construção do Centro Administrativo de Jequié

O presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanuel Campos Silva – Vereador Tinho – teve aprovado, por unanimidade, Requerimento de sua autoria em que solicita a construção do Centro Administrativo de Jequié bem como uma nova sede da Câmara Municipal de Jequié a ser erguida nas proximidades Prefeitura Municipal de Jequié e do Fórum Bertino Passos. Sugere o vereador que o Centro Administrativo venha a sediar as Secretarias Municipais e demais órgãos veiculados à Prefeitura, cujos recursos financeiros devem ser viabilizados pela municipalidade.

“Ratificamos que o Centro Administrativo funcionará na área onde haverá interesse público, sendo na Avenida Radial Dois (fundo do atual prédio da Prefeitura Municipal) e, a Câmara Municipal de Jequié a ser erguida na Avenida Antônio Carlos Magalhaes ao lado da Praça dos Poetas, em frente ao Fórum Bertino Passos, no bairro do Jequiezinho”, destaca Tinho.

Segundo o presidente da Câmara, o empreendimento ao congregar todos estes órgãos permitirá uma enorme economia no pagamento de aluguéis pagos atualmente pela Administração; redução de combustíveis; uma maior eficiência do serviço público; facilidade na comunicação entre as secretarias municipais e demais órgãos já existentes na localidade, além de concentrar em um único local as instituições, permitindo que o cidadão da Sede e da Zona Rural resolva todas as suas pendências, não precisando se deslocar para vários lugares, constituindo assim em Jequié um verdadeiro Centro Administrativo de Jequié.