Senado presta homenagem a Lomanto Júnior

O Senado homenageou os 49 anos de vida pública de Antônio Lomanto Júnior (1924-2015), nesta quinta-feira (04052017). Neste período ele foi vereador e prefeito de Jequié, deputado estadual e federal, governador da Bahia e senador. A atuação de Lomanto Júnior foi ressaltada na sessão especial, durante a qual os senadores disseram que o exemplo dele deve ser seguido pelos políticos brasileiros. A sessão especial, proposta pelo senador baiano Oto Alencar foi bastante representativa. O ex-deputado federal Leur Lomanto, falou em nome da família do homenageado. Também falaram o ministro Antonio Imbassahy e senadores como Fernando Bezerra, Garibaldi Alves e Lídice da Mata.  Autor do pedido de realização da solenidade, o senador Otto Alencar (PSD-BA) disse que Lomanto Júnior se destacou tanto como administrador quanto como negociador. Para o parlamentar, o momento de dificuldades sociais e econômicas pelas quais passa o Brasil exigem moderação, traço típico da personalidade de Lomanto Júnior. Segundo Otto, o ex-governador “sempre foi dócil, mas firme em suas decisões”:
– Lomanto era um grande pacificador.  Se a solução não vier de moderados como Lomanto, não virá de exaltados – avaliou.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou que Lomanto foi governador num período complicado da política brasileira, mas soube, com seu perfil agregador, garantir avanços no estado:
– Lomanto assumiu o governo em um momento delicado, do golpe militar, período que apresenta diversidades maiores do que as comuns. Era uma figura que circulava em todos os lados da política baiana e soube unir – assinalou.

Todos os filhos, o neto Leur Lomanto Jr. que é deputado estadual, bisnetos e outros familiares e amigos estiveram presentes. Registra-se ainda a presenta do prefeito de Jequié Sérgio da Gameleira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Sérgio Nogueira, os deputados Euclides Fernandes, Sandro Reges, Pedro Tavares, o ex-deputado Ewerton Almeida entre outros.

Related posts