Secretário do Meio Ambiente da Bahia atende solicitação do vereador Tinho sobre proteção do Criciúma

Depois de analisar uma solicitação do presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanuel Campos – Tinho – (Ofício 65/2019), em que cobra apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia – Sema – quanto ao Reflorestamento no entorno da Barragem do Criciúma, das margens e nascentes do Rio Preto, o secretário de Estado, João Carlos Oliveira da Silva, informa, via ofício encaminhado à Câmara M. de Jequié, com Nota Técnica 108/2019, a conclusão preliminar de que a Embasa, empresa responsável pela gestão da Barragem do Criciúma, deve emitir um relatório de sugestões para a demanda ou elaboração de projeto de revitalização se for essa a deliberação superior.

Também determinou que técnicos da Sema façam uma avaliação da situação da Barragem, com uma oitiva das comunidades, especialmente da Embasa, conforme destacado no parecer assinado pelo engenheiro agrônomo, Geraldo Costa Lordelo Nogueira, especialista em meio ambiente e recursos hídricos.

A Barragem do Rio Preto do Criciúma, construída em 1963 e atualmente administrada pela Embasa, é muito importante para o município de Jequié, pois fornece água por gravidade para a cidade. Na Nota Técnica, destaca ainda que o citado engenheiro manteve contato, via telefone, com o gerente regional da Embasa de Jequié, César Melhem, quando foi verificado a importância deste equipamento para a região.

“Estamos satisfeitos com a atenção dada pelo secretário do Meio Ambiente do Estado, João Carlos Oliveira, a nossa solicitação. Não temos dúvidas de que providências precisam ser adotadas, o quanto antes, para proteger as nascentes do Rio Preto, localizado em uma região que consideramos um verdadeiro santuário ecológico”, destacou o vereador Tinho.