Vasta e rica programação da Felisquié continua até domingo, 01

Jequié é a capital baiana da literatura no período de 28 de novembro a 1 de dezembro/2019, com a realização da IV Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié. O encontro vem sendo marcado com conferências, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, dentre outras atividades, na Câmara de Vereadores. A curadoria da Festa fica por conta do escritor, professor e jornalista Domingos Ailton que, por falta de maior apoio, encontra muitas dificuldades para a execução da iniciativa que tem grande projeção e importância.

Para ele, falta visão dos órgãos competentes e do empresariado em incentivar a cultura, argumentando que Jequié não percebe nas suas feiras culturais, a possibilidade de incentivar e ampliar a economia local e regional. Ele citou o exemplo da “Fligê – Feira Literária de Mucugê”, que movimentou cerca de R$ 10 milhões por ter tido organização e incentivo prévios, oriundos dos empresários e da iniciativa pública. A feira já está presente na agenda cultural do estado da Bahia.

Tendo como tema central: “A formação de leitores como desafio do Brasil atual”, a Felisquié reúne na cidade nomes como o da professora e escritora Maribel Barreto, que percorre vários países proferindo palestras; o escritor camaronês, Francis Beidi; o cineasta Robinson Roberto; dentre outros, além da abertura de um grande espaço de nomes locais das mais diversas áreas do conhecimento como escritores, poetas, professores, jornalistas, consultoras de mídias sociais e digital influencer. Em uma das rodas de conversa, o tema foi “Leitura e Mídias Sociais”, tendo como mediadora a fotógrafa Evelli Pinheiro, com a participação de Samara Barreto, Calila Galvão e Márcia Nunes.

Também é destaque o ciclo de homenagens no decorrer da programação. Nomes como o do poeta Pacífico Ribeiro, cineasta Robinson Roberto e poeta e escritor Wilson Novaes, poeta Luís Cotrim. Ainda merece destaque o I Encontro dos “Cauaçus” com a presença de Mecias Kawassu, Merlissa Ferreira, Virginia Fernandes, Omero Lima e Aroldo Lima.

Samara Barreto, Evilli Pinheiro, Calila Galvão e Márcia Nunes Escritor e dramaturgo camaronês Francis BeidiCurador da Felisquié Domingo Ailton com a jornalista Martha Ribeiro. Imagens Souza Andrade