SIGMA realiza Aulão de Revisão do Concurso da Prefeitura de Jequié na quinta, 7

Está chegando a hora do grande desafio para milhares de pessoas inscritas no Concurso Público da Prefeitura de Jequié. Pensando na melhor preparação dos candidatos, o SIGMA CURSOS PREPARATÓRIOS realiza Aulão de Revisão às 18 horas desta quinta feira (7jul22), no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães. Os portões serão abertos as 17 horas.

Além de oferecer o seu melhor, com a presença de toda a equipe, que irá fazer uma revisão final, com os principais assuntos a serem cobrados na prova, o evento oportunizará aos candidatos que vão ao Aulão a chance de colaborar com famílias carentes da cidade, pois, para ter acesso ao Aulão, o candidato deverá trocar sua pulseira por 2kg de alimentos não perecíveis, que devem ser entregues na sede do SIGMA, localizada na Rua Manoel Vitorino, 966, Campo do América.

Para outras manter contato pelo número 73 9 9112 8467

Três cidades da região de Jequié tornam obrigatório o uso de máscaras nas escolas

Três cidades da região de Jequié tornam obrigatório o uso de máscaras nas escolas municipais no retorno das atividades escolares neste segundo semestre de 2022. O primeiro a anunciar a medidas no bojo do enfrentamento da Covid-19, foi o prefeito de Jitaúna, Marcelo Pecorelli. A decisão é seguida também pelos prefeitos Soya de Maracás e Edione de Jaguaquara.

A preocupação gira em torno do aumento no número de casos positivos para a doença de junho para cá.

Iniciadas atividades da nova turma de Jovens Aprendizes da Largo Maracás

Um grupo de 13 meninas e meninos começa uma nova etapa rumo à formação profissional, em Maracás, a partir desta segunda-feira (4jul22). Depois de passar por um processo seletivo disputado, que contou com mais de 300 concorrentes, eles foram aprovados no programa Jovem Aprendiz da Largo Vanádio de Maracás e acabam de iniciar o curso de Operação de Beneficiamento de Minério.

Oferecido pela companhia em parceria com o Senai, o curso terá duração de seis meses e representa a primeira etapa do programa. Após a conclusão, em janeiro de 2023, os jovens poderão colocar os ensinamentos em prática dentro da própria Largo, na área de Aprendizagem Industrial Básica, sob a supervisão de lideranças da empresa.

Além das pessoas escolhidas para o Jovem Aprendiz, a seleção foi ampliada para incluir outros 13 estudantes com idade entre 18 e 21 anos, que moram na cidade ou distritos de Maracás. A unificação da turma contribui para ampliar o projeto de formação na área industrial oferecido pelo Senai, que até o ano passado disponibilizava o curso apenas em Jequié.

“A iniciativa dá continuidade ao nosso compromisso de investir no desenvolvimento socioeconômico da região, mobilizando parcerias para capacitar o público jovem e estimular seu potencial de ascensão ao mundo do trabalho”, avalia Ronaldo Souza, Gerente de RH e Administração da Largo Vanádio de Maracás.

Diego Santos assumirá presidência do Rotary Club Jequié-Norte dia 6

O Ano Rotário 2022/23 começa neste mês de julho com a posse de novos presidentes e conselhos diretores. No Rotary Club Jequié-Norte, Diego Santos assume a presidência em substituição a Ricardo Navarro, que conduziu a instituição nos últimos dois desafiadores anos pandêmicos. A cerimônia de posse será presencial, às 19 horas de quarta-feira (6jul22).   

Na presidência do Rotary Club Jequié-Norte, Diego Santos planeja manter as parcerias já existentes para dar sequência aos bem-sucedidos projetos mantidos pela unidade a exemplo do Judô Ação e Orquestra Clássica Popular de Jequié, ambos com grande alcance social, além da manutenção e ampliação das iniciativas de incentivo à leitura e plantio de árvores, tendo em vista que o Rotary Internacional tem compromissos históricos com questões educacionais e ambientais.

O novo presidente do Jequié-Norte, Diego Ferreira Santos, é um atleta jequieense de judô, sendo um dos responsáveis pelo fortalecimento das artes marciais em Jequié na Bahia, atuando decisivamente para tornar a modalidade ainda mais popular.

Oito vezes campeão brasileiro e detentor de várias medalhas internacionais, o rotariano é espelho não somente para iniciantes como também para uma gama enorme de admiradores pela sua conduta tanto nos tatames quanto na vida.   

 

Vice-prefeita de Jequié testa positivo para Covid

A vice-prefeita de Jequié, Polliana Leandro, positivou para a Covid. O Blog jequieeregiao teve acesso a informação neste domingo (3jul22). Ela apresenta sintomas gripais e se encontra em isolamento.

Em meio a escalada no número de casos positivos na cidade, a enfermeira aproveita para alertar as pessoas com sintomas gripais a ficarem em casa e buscar agendar o teste.

De acordo com o Boletim deste domingo (3jul22), Jequié tem 443 casos ativos de Covid, com 30 pessoas aguardando resultado. A taxa de ocupação de leitos de UTI alcança 100%, sendo dois ocupados por pessoas da cidade e oito da região. 

Doce Mel perde (0 a 1) para o Sport Recife em partida bastante disputada

O Doce Mel/Jequié fez o que pode para segurar o Sport, em Recife, neste domingo (3jul22), na primeira partida das oitavas de final do Brasileiro Feminino série A3. A equipe comandada pelo treinador Tinho teve uma boa atuação, impedindo que as adversárias construíssem uma vantagem maior.

O único gol da partida saiu de saiu de bola parada, marcado por Bebê. Como se trata de um jogo de 180 minutos, o time da Cidade Sol pode fazer prevalecer o mando de campo no próximo sábado, dia 9, quando será realizada a partida de volta.  

A expectativa que é o Estádio Waldomiro Borges seja transformando num grande caldeirão como ocorreu na semana anterior, quando o Doce Mel goleou o Estanciano após ter perdido o primeiro jogo por 2 a 0 em Sergipe.

Foto: Emanuel Jr.

ADJ vence de virada e se classifica para a próxima fase por antecipação

O Jequié passou para a próxima fase do Campeonato Baiano de Futebol série B ao vencer o Canaã, por 2 a 1, de virada, neste domingo (3jul22). Os gols foram marcados por Ramires, ambos no segundo tempo, sendo o primeiro aos 7 minutos e outro somente aos 49. O resultado foi incontestável para o time que fez sua melhor partida na atual competição.

O placar garantiu o Jequié na próxima fase do campeonato, pois a equipe foi favorecida com a combinação de resultados. Concorrentes diretos não triunfaram na rodada.

Com 19 pontos a ADJ permanece em segundo lugar, mesma pontuação do líder Jacobinense e do Juazeiro que está na terceira colocação. Com uma partida a menos o Itabuna tem 15 pontos.

O Jequié enfrentará, em casa, no próximo domingo (10), o rebaixado Feirense. Confira como foi a 9ª rodada:

Multidão enche as ruas na Marcha para Jesus

A multidão lotou a Praça da Bandeira em mais um grande evento realizado em Jequié. Foi na noite deste sábado (2jul22), quando da Marcha para Jesus, numa iniciativa da Ordem dos Pastores com o apoio da Prefeitura Municipal.

Mais cedo, na Praça do Viveiro, houve a primeira concentração pública e de onde milhares de pessoas saíram acompanhando o trio elétrico ao som da Banda Manancial.

Os cristãos seguiram pela Av. Rio Branco, passando pela Rua Gerônimo Sodré até a Praça da Bandeira, local da apresentação de Ana Paula Valadão, do Ministério Diante do Trono.

Mortes violentas tiveram aumento de 14,71% em Jequié e redução de 16% na região no 1º semestre de 2022

As mortes violentas tiveram aumento de 14,71% no município de Jequié no primeiro semestre de 2022. Por outro lado, houve redução de 16% na região, de acordo com balanço divulgado pela 9ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil de Jequié.

A redução da violência, principalmente no que diz respeito aos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI – é resultado de tudo que ocorreu no âmbito dos 24 municípios que fazem parte da 9ª Coorpin. De janeiro a junho, foram registrados 73 homicídios, ante os 86 no mesmo período do ano passado, estabelecendo assim, uma redução de 13 vítimas.

Com relação a Jequié, foram registrados 39 homicídios em 2022 e 33 nos seis primeiros meses do ano anterior, parte deles resultado de conflitos entre facções criminosas que disputam o território para comercialização de entorpecentes.

De acordo com a Polícia Civil, chama atenção a redução verificada nas cidades de Ipiaú e Jaguaquara, com 63,64% e 72,22%, respectivamente.

No relatório, a Coorpin destaca a construção de uma nova Delegacia na cidade de Itiruçu, estrutura moderna que marca o início da renovação estrutural da PC, proporcionando mais qualidade de atendimento à população e melhores condições de trabalho aos servidores.

Também enaltece o trabalho interno assim como o realizado de maneira conjunta com a Polícia Militar, Departamento de Polícia Técnica, bem como com as Guardas Municipais que contribuem de maneira determinante para os números positivos, registrados nesse primeiro semestre de 2022.

Números da 9ª Coorpin/Jequié no 1º semestre de 2022:
▪️1 – Boletins de Ocorrências Registrados – 8.404
▪️2 – Inquérito Instaurados – 1.063
▪️3 – Procedimentos Remetidos para à Justiça – 447
▪️4 – APFD lavrados – 276
▪️5 – Mandados de Busca e Apreensão cumpridos com êxito – 24
▪️6 – Mandados de Prisão cumpridos com êxito – 90

Apresentadores que pretendem disputar as Eleições 2022 já não podem mais conduzir programas de rádio e tv

Os apresentadores de rádio e TV que pretendem disputar as Eleições 2022 já não podem mais conduzir programas de rádio e tv. O afastamento está previsto no artigo 45, parágrafo 1º, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e no artigo 43, parágrafo 2º, da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019.

Segundo a legislação, dia 30 de junho é a “data a partir da qual é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou pré-candidato. O descumprimento da regra pode acarretar o cancelamento do registro da candidatura, bem como a aplicação de multa para a emissora, caso a beneficiária ou o beneficiário seja escolhido em convenção partidária.

Em Jequié, o deputado estadual Euclides Fernandes (PT), que apresenta programa aos sábados na 93 FM, abandonou o posto neste fim de semana. Os pré-candidatos, contudo, não ficam impedidos de aparecer na mídia no período anterior à campanha eleitoral. Eles poderão ser entrevistados e, por exemplo, participar de lives na internet. Entretanto, os candidatos indicados pelos partidos para concorrer nas Eleições Gerais de 2022 só poderão pedir votos a partir de 16 de agosto, quando começa a propaganda eleitoral.

A legislação eleitoral também dispõe que, a partir do dia 6 de agosto do ano da eleição, é vedado às emissoras de rádio e televisão, na programação normal e no noticiário, divulgar nome de programa que se refira a candidata ou a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com seu nome ou com o nome escolhido para constar da urna eletrônica.

Doce Mel vai à Recife (PE) onde enfrenta o Sport pelo Brasileiro Feminino

Após eliminar o Estaciano/SE na primeira fase do Brasileiro de Futebol Feminino, agora o desafio do Doce Mel é diante de uma das principais equipes brasileiras da categoria: o Sport Recife, atualmente em 17° no ranking nacional, com destacada participação na série A-1.

O primeiro jogo das oitavas de final acontece às 15 horas deste domingo (3jul22), na Ilha do Retiro, com transmissão da ELEVEN SPORTS. A partida de volta está marcada para dia 9, às 15 horas, no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié. O vencedor do confronto enfrentará VF4 (PB) ou ABC/União (RN).

A equipe saiu da Cidade Sol na manhã deste sábado com destino a Ilhéus, onde pegou avião direto para a capital pernambucana. As despesas de transporte, alimentação e hospedagem são custeadas de maneira igualitária entre os campeonatos brasileiros de futebol feminino e masculino pela CBF.

A escalação do time será divulgada pelo treinador Tinho somente minutos antes do jogo. 

Foto: Emanuel Jr.

Jequié registra homicídios em curto espaço de duas horas

Dois homicídios consumados na cidade de Jequié no começo deste mês. No fim da noite de sexta-feira (1jul22), o corpo de Iranilton Rodrigues Silva (Nininho), foi encontrado no fundo de casa na Rua O, Residencial Vida Nova II, bairro Jequiezinho. A PM foi informada que Nathan Teixeira  Ribeiro sofreu tentativa de homicídio e foi encaminhado ao pronto socorro por populares. A autoria é desconhecida.

Já o início da madrugada deste sábado (2), o corpo de Leiliane Machado Muniz foi encontrado no interior de casa localizada na Rua H, Cachoeirinha IV, na mesma região do crime anterior.  

Os corpos foram removidos ao posto do CRPT para os procedimentos necropsiais cabíveis, sendo expedidas as guias de Necropsia e de local de crime. Os fatos serão apurados pelo SI da Delegacia Territorial de Jequié. A delegada plantonista foi Luana Lorena Almeida.