Jequié registrada escalada de mortes por Covid-19

Jequié consegue diminuir os casos positivos de Covid-19, porém, observa a escalada no número de mortes. Somente nas últimas 48 horas foram confirmados seis óbitos por complicações da doença, sendo três na quarta e três nesta quinta-feira (29jul21), situação que é considerada preocupante, já que, na média estadual e nacional despenca a cada dia. Até agora 377 mortes foram confirmadas por complicações do novo Coronavírus. 

E finalmente, Jequié consegue reduzir a taxa de ocupação de leitos de UTI depois de muitos meses em alta. Conforme os dados repassados pelo Hospital Geral Prado Valadares e pelo Hospital São Vicente, a taxa está em 66%. Destes, 10 leitos estão ocupados por residentes de Jequié e 9 leitos por pessoas de outros municípios.

A vacinação também avança. Até o presente momento 75.304 pessoas foram vacinadas com primeira dose e com as vacinas em dose única em Jequié. (Foto: Blog Marcos Frahm)

Vereador Marcinho celebra início da pavimentação de ruas do Brinco de Ouro

Os dias de lama e poeira estão contados. Ruas do Brinco de Ouro, no Jequiezinho, estão sendo pavimentadas, pondo fim a um sofrimento de anos. O vereador Marcinho, nascido e criado na localidade, e que vem lutando pela execução das obras desde o seu primeiro mandato, não esconde sua alegria de ver o sonho dos moradores sendo realizado. “O lugar onde nasci e cresci com minha família, e pelo qual tenho o maior carinho, começa a receber a tão sonhada pavimentação asfáltica, contemplando uma luta que nós travamos desde a gestão anterior e que agora, se concretiza graças ao programa de pavimentações que a Prefeitura vem executando na cidade”, celebra o parlamentar.

A pavimentação de ruas do Brinco de Ouro vem sendo feita pela administração do prefeito Zé Cocá, em parceria com o DNOCS, a partir de recursos financeiros advindos de emendas parlamentares alocadas junto ao Governo Federal. “Agradeço a Deus por permitir que essa nossa luta, travada desde 2017, fosse vencida. Também agradeço ao prefeito Zé Cocá por conseguir junto aos deputados parceiros o direcionamento das pavimentações para esta comunidade e assim cumprir sua palavra assumida desde o início do mandato conosco”, complementa.

+

Citando perdas acumuladas Sinserv lança Campanha Salarial 2021

Com o mote: “TODOS JUNTOS em defesa dos Serviços Públicos e da valorização dos Servidores”, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região (SINSERV), lançou a Campanha Salarial da categoria durante Assembleia Geral realizada na Praça da Bíblia, na segunda-feira (26jul21). Durante o ato, a direção do sindicato apresentou uma nota denunciando o arrocho salarial sofrido pelos servidores, argumentando que a situação de arrocho salarial a que estão submetidos os servidores se arrastam ao longo dos últimos 5 anos, com perdas acumuladas da ordem de 22%. Também cita que, mesmo com os salários congelados no ano de 2020, a contribuição para a previdência passou de 11% para 14% aumento de 3% a mais; anteriormente a alíquota era de 8%.

Em Nota o Sinserv cobra agilidade da gestão municipal em relação ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. Além disso, diversos são os processos administrativos que se encontram sem andamento e engavetados. “Nem o direito à aposentadoria está sendo respeitado – a fila de espera pode durar anos, já são mais de 150 Servidores aguardando aposentadoria. A demora na concessão das pensões, é também motivo de revolta”, continua a Nota.

Pode ser uma imagem de em pé, ao ar livre e árvore

 

Secretária de Desenvolvimento Social e técnicos do governo estadual vistoriam obras de reforma do Restaurante Popular

A secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana, e o coordenador estadual de Segurança Alimentar da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Anielson da Paixão Santos, visitaram o prédio do Restaurante Popular de Jequié, que está fechado por um longo tempo, e que vem passando por reformas, nesta terça-feira (27jul21). Graças a uma parceria firmada entre o Município e o Governo do Estado, o espaço será reaberto ao público, em breve. Durante a visita, ficou constatada a necessidade de reestruturação dos equipamentos da unidade que foram danificados.  

Em breve, haverá a abertura do processo licitatório para contratação de uma empresa do ramo alimentação para gerir o espaço. “Um equipamento como esse é de extrema importância para o município de Jequié, especialmente diante de uma crise sanitária que afetou o poder aquisitivo de muitas pessoas. Por isso, é uma alegria muito grande fortalecer essa parceria entre a Prefeitura de Jequié e Governo do Estado, restabelecendo esse equipamento.”, destacou o coordenador.

“Não vemos a hora de reinaugurar o nosso Restaurante Popular e retomar o fornecimento de alimentação adequada às pessoas que mais precisam a preço popular e que foram afetadas com o fechamento desse importante equipamento público! É uma honra para a gestão municipal fazer parte da realização desse sonho, que teve o forte apoio do nosso governador Rui Costa e da primeira-dama, Aline Peixoto, que está sempre atenta às demandas do povo jequieense. Só podemos agradecer e agradecer eternamente por esse amor de Rui e Aline a nossa Jequié.”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e área interna

Vereador Soldado Gilvan solicita ao secretário de Infraestrutura drenagem e pavimentação do Lot. Novo Horizonte

O vereador Soldado Gilvan, juntamente com sua equipe de assessoria, se reuniu, nesta quarta-feira (38), com o secretário de Infraestrutura, Lucindo Menezes, com o objetivo de discutir a situação em que se encontra o Loteamento Novo Horizonte, no Centro, local esse carente dos serviços de drenagem de águas pluviais e asfaltamento de suas ruas e todo o seu entorno.

O Soldado Gilvan vem se reunindo com os moradores do referido loteamento desde o ano de 2013, onde chegou a levar 2 prefeitos (2014 e 2017) e vices prefeitos, não obtendo êxito. “Agora estamos num governo que quer trabalhar por Jequié e nós temos a certeza de que o prefeito Zé Cocá e o secretário Lucindo farão essa obra tão esperada por esses moradores”, disse Gilvan.

Segundo, Gilvan, o secretário se comprometeu em realizar o projeto e iniciar, em breve, essas importantes obras de infraestrutura.

Bebeto da Rifa: Saudades eternas

Joubert Alves Pereira, nome de batismo, e Bebeto da Rifa foi como ficou conhecido nos últimos anos pelas atividades que exercia, faleceu na tarde desta quarta-feira (28jul21), no Hospital Geral Prado Valadares, onde estava internado, lutando contra complicações de saúde a partir do agravamento do seu quadro de diabetes. Com 54 anos de idade, Bebeto, irmão de Jean que trabalha na Câmara de Vereadores, residia na Rua Arthur Sanches, 46, nas proximidades do Estádio, no bairro Mandacaru. Deficiente visual, graças a AJECE ganhou independência, circulando pelas ruas da cidade não somente comercializando rifas, como também travando bons debates políticos sempre pautado contra as injustiças sociais. Militou no mundo da política, sendo, inclusive candidato a vereador. O sepultamento será 10 horas desta quinta-feira (29), no Cemitério São João Batista.

Vacinação avança em Jequié e chega as pessoas com 32 anos de idade

Em Jequié, a vacinação avança e alcança as pessoas com 32 anos de idade nesta quinta-feira (29jul21) com a chegada de novas remessas de imunizantes contra a covid-19. Este público deverá se dirigir ao “drive thru” do Estádio Waldomiro Borges, o Waldomirão, no bairro Mandacaru; ao “drive thru” do Centro de Cultura ACM, no bairro Jequiezinho; à Central de Vacinação, no Colégio Estadual Professor Firmo Nunes, antigo Colégio da Polícia Militar, no Joaquim Romão; à Central de Vacinação, no Tiro de Guerra, bairro São José, de acordo com o horário de atendimento desses postos.

Além da ampliação da faixa etária de vacinação, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, também ampliou as faixas etárias de vários grupos prioritários para 25 anos. Os trabalhadores e profissionais da Saúde, Segurança, Salvamento e Educação já estão sendo vacinados a partir de 18 anos de idade.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e ao ar livre

Homem de confiança de Zé Cocá, Hassan vai pavimentando caminho para candidatura

Em vias de apresentação dos nomes que ocuparão os holofotes na disputa por uma vaga à Assembleia Legislativa da Bahia, o secretário de Governo da Prefeitura de Jequié, Hassan Iossef, tenta pavimentar o caminho de uma candidatura para representar o grupo político liderado pelo prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), que é, também, presidente da UPB e presidente do CIMURC, consórcio do Médio Rio de Contas.

Empresário do setor imobiliário e de família de comerciantes, em Jequié, Hassan tenta ocupar espaços com o respaldo de Cocá e, é claro, com a visibilidade que o cargo de secretário de uma das prefeituras mais importantes do interior baiano lhe oferece.

Ex-vice-prefeito, Hassan também foi prefeito interino de Jequié e foi a principal figura que fez intermediação entre o então deputado estadual Zé Cocá e pessoas do setor comercial da cidade, no período de pré-campanha, em 2020, quando Cocá, ex-prefeito de Lafaiete Coutinho fazia suas primeiras articulações para viabilizar candidatura a Prefeitura de Jequié. Na atual gestão municipal, Hassan vai de tímido a homem de confiança de Cocá, pois tem sido o mais consultado nas tomadas de decisões do prefeito.

Contudo, sua movimentação como provável candidato a deputado estadual mexe com as estruturas do grupo, uma vez que outros nomes já vinham sendo postos como possíveis candidatos a uma vaga no coração de Zé Cocá, como é o caso de Patrick Lopes, prefeito de Jitaúna e do ex-prefeito de Jaguaquara, Giuliano Martinelli, este que no último sábado (24) foi visto em foto abraçado com o presidente da UPB, ao lado do cacique do PP e vice-governador da Bahia, João Leão, depois de declarar ruptura com o grupo governista.

Segundo se comenta em Jaguaquara, a foto registrou um pedido de paz entre o ex-prefeito e o grupo comandando pelo presidente do PP, mas interlocutores de Zé preveem que não será uma tarefa fácil convencer Cocá a defender a bandeira de Martinelli, que teria feito foto com o presidente do DEM, ACM Neto, e ainda fez declarações em emissoras que estremeceram uma relação que já não ia bem.

O fato é que, Hassan, que assiste a birra de Giuliano e as pretensões de Patrick de camarote, vem dando passos em direção a se tornar o escolhido de Zé para representar o grupo nas eleições de 2022. Imagens que circulam pela rede social mostram as articulações do secretário de Governo, que já se reúne com lideranças. (Por Marcos Frahm).

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, sentada e parede de tijolos

Atendendo solicitação do vereador Ramon Fernandes, ruas do KM 4 recebem pavimentação

O antigo sonho dos moradores da 3° Travessa Ademar de Barros, no bairro KM 4, está sendo realizado. Atendendo solicitação do vereador Ramon Fernandes, a Prefeitura vem executando obras de pavimentação, levando dignidade aos seus habitantes. Esta é a segunda via que recebe este tipo de pavimentação no KM 4. Anteriormente, a Rua Nova havia sido contemplada.

Ramon Fernandes assegura que outras localidades serão beneficiadas com o serviço de concretagem de ruas como forma de combater o grande déficit de infraestrutura da cidade.

A próxima etapa de pavimentação em concreto solicitada pelo vereador Ramon Fernandes será nas ruas 7 e 8 do Mutirão do Curral Novo e a do Arame no Curral Novo.

Pode ser uma imagem de estrada e rua