Jequié tem mais de 1.000 casos ativos de Covid-19 nesse momento

O número de casos ativos de Covid-19 em Jequié ultrapassa a marca de mil (1.021) nesse momento. Estes são números oficiais divulgados pelo Boletim Epidemiológico na noite de sábado (16jan21). A situação é extremamente preocupante diante do aumento do número de pessoas infectadas.

No dia 01 de janeiro, a realidade era bem diferente. De acordo com o BO daquela data, eram 723 casos ativos. Como não se faz testagem em massa e muitas pessoas não apresentam sintomas, é provável que essa taxa seja superior aos dados apresentados pela prefeitura. Somente nas últimas 24 horas, foram confirmados 62 novos casos da doença que, desde o começo do período pandêmico já atingiu, oficialmente, 8.767 pessoas.

Conforme os dados repassados pelo HGPV e pelo Hospital São Vicente, a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI/adulto é de 90%. Destes, 16 leitos ocupados por residentes de Jequié e 10 por pessoas de outros municípios. isto significa dizer que três pessoas, uma de Jequié e duas da região deixaram a UTI.

Um dos desafios a serem vencidos em Jequié é organizar os serviços ofertados à população para evitar aglomerações e/ou respeitar as normas de distanciamento social. Falta conscientização das pessoas, organização de quem oferta os serviços e é flagrante a ausência de fiscalização.  

Jequié. Imagem Souza Andrade