Secretário de Saúde não descarta fechar comércio durante o dia na Bahia

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas não descarta fechar comércio durante o dia na Bahia. O Jornal A Tarde publicou entrevista nesta segunda-feira (22fev21) em que o secretário avalia o estágio atual da pandemia. Para ele, a população não tem colaborado, principalmente os mais jovens, que hoje são a maioria dos que são diagnosticados e até internados. Conta que a população abaixo de 40 anos hoje já ultrapassa os 50% das pessoas internadas nas UTIs. “E chegando ao ponto máximo hoje de aberturas de leitos, tanto de UTI quanto de enfermaria, não nos resta alternativa senão restringir a liberdade das pessoas de se locomoverem, de frequentarem os espaços”.

Segundo Villas-Boas, as restrições impostas até o momento devem resultar na redução dos casos. Contudo, na medida em que ou piore a situação dos hospitais, ou não surta o efeito que o governo espera com esse toque de recolher à noite, “é possível que nós precisemos avançar para fechar comércio durante o dia”.

O lockdown é um termo que não se aplica ao Brasil. O que a gente precisa fazer é, caso não surta o efeito, é fazer um fechamento mais intenso do comércio não essencial. Você se recorda que a gente passou um tempão com os shoppings fechados, tudo fechado. E hoje nós estamos mantendo os shoppings, o comércio aberto, e só está sendo fechado à noite. Se essa medida que começa hoje, sexta-feira, não der resultado em uma semana, a gente vai ter que sentar e reavaliar.