Cipe Central completa 5 anos de sua criação

Foi em um dia como este – 2 de maio – em 2016, que a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Central) foi criada através da Lei Estadual nº 13.201, tendo como seu primeiro comandante do Major PM Fábio Rodrigo, hoje no comando da Cipe Cacaueira. Atualmente, a especializada tem no comando o Major PM Ricardo Silva.

Com sede na cidade de Jequié, a Cipe Central é responsável por atender uma vasta extensão territorial: Territórios de Identidade do Médio Rio de Contas; Vale do Jiquiriçá; Piemonte do Paraguaçu; e parte do Recôncavo Baiano.

Desde sempre suas atividades operacionais tem o mister institucional de prevenção e repressão a crimes contra instituições financeiras, combate ao crime organizado, patrulhamento rural, erradicação de plantio de drogas, intervenção em estabelecimentos prisionais, bem como apoiar às Unidades Operacionais Convencionais que estão sediadas em sua área de atuação territorial.

Em Nota, o Comando enfatiza que, desde a fundação, e ao longo desses 5 anos de existência, a Cipe Central sempre teve como pilares básicos, o trinômio: Treinar, Operar e Instruir, o que possibilitou que fosse forjada uma tropa, com alta capacidade técnica-operativa, se tornando referência no enfrentamento à criminalidade em suas diversas variáveis, bem como em demandas instrucionais, através de treinamentos, cursos e instruções, mantendo a prática da formação e qualificação continuada do efetivo interno, do efetivo de outras unidades da corporação e de instituições que integram o rol da segurança pública nacional, estadual e municipal.

A forte digital impressa, desde a criação, possibilitou que a Cipe Central, em pouco tempo, se consolidasse entre as mais importantes unidades da quase bicentenária  Polícia Militar do Estado da Bahia e um expoente no Comando de Policiamento Especializado.

Nenhuma descrição de foto disponível.